Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição na UFPB resgata escatologia na arte paraibana
conteúdo

Notícias

Exposição na UFPB resgata escatologia na arte paraibana

Mostra "A Besta" fica aberta ao público até o final de novembro, no Hall da Reitoria, em JP
publicado: 15/10/2019 21h58, última modificação: 16/10/2019 19h21
Obras de 12 artistas marcam produção de 1960 a 1990, no Estado. Crédito: Pedro Paz

Obras de 12 artistas marcam produção de 1960 a 1990, no Estado. Crédito: Pedro Paz

“A Besta”. Esse é o nome da exposição de artes plásticas que a Galeria da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instalou no Hall da Reitoria da UFPB.

São obras de 12 artistas, a maioria da Paraíba, como Flávio Tavares, Miguel dos Santos, Maria Helena Mousinho, Fred Svendsen, Kleber José, Alberto, Walter Wagner, entre outros.

De acordo com o professor Gabriel Bechara Filho, diretor da Pinacoteca, a exposição tem como recorte temático a luta escatológica entre o bem e o mal.

Ele explicou que a temática é recorrente em um grupo geracional de artistas paraibanos dos anos 1960 aos 1990 e queque essa tendência é observada em obras de Flávio Tavares e Miguel dos Santos. Mas não é uma presença exclusiva desses dois artistas.

O próprio nome da exposição, “A Besta”, tem origem em uma obra de Fred Svendsen. “O desafio do bem e do mal está presente na arte paraibana neste período e isso vai coincidir com o Movimento Armorial, em Pernambuco. Mas lá o tema vai aparecer de maneira secundária, já aqui predominou”, avaliou Bechara, que também é curador da exposição.

A mostra "A Besta” que a Pinacoteca expõem no Hall da Reitoria fica aberta à visitação o final de novembro, quando poderá ser substituída por mostra.

O professor Gabriel Bechara explica também que, na verdade, essa ação faz parte de um momento de transição da Pinacoteca, uma vez que a Biblioteca Central da UFPB, onde ficará o seu acervo, está passando por uma reforma.

Do mesmo modo, o gestor comenta que a equipe aproveitou esse período para tornar público o acervo de artes plásticas da Pinacoteca. “ Queremos mostrar o que nem sempre é exposto”. 

Ascom/UFPB