Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pinacoteca da UFPB recebe doação de mais de 50 peças
conteúdo

Notícias

Pinacoteca da UFPB recebe doação de mais de 50 peças

Entre as obras, estão pinturas dos pessoenses Flávio Tavares e Fred Svendsen
publicado: 19/11/2019 20h32, última modificação: 19/11/2019 20h32
Maioria das pinturas e gravuras é de artistas nordestinos. Crédito: Divulgação

Maioria das pinturas e gravuras é de artistas nordestinos. Crédito: Divulgação

A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada na Biblioteca Central, no campus I, em João Pessoa, recebeu doação de mais de 50 peças, a maioria dos acervos dos ex-professores Rosires Andrade e Rômulo Carvalho.

Entre elas, estão pinturas dos pessoenses Flávio Tavares e Fred Svendsen, xilogravuras do cordelista pernambucano José Costa Leite, litogravuras do recifense José de Barros e da Tereza Carmen e gravuras em metal de Josenildo Lucena.

Segundo Gabriel Bechara Filho, responsável pela pinacoteca, os ex-professores responsáveis pelo grande bloco de doações têm um histórico com a Pinacoteca.

“Rosires Andrade já havia sido responsável por uma exposição de parte do acervo no Centro Cultural São Francisco, no Centro de João Pessoa, onde conseguiu editar o único catálogo do acervo da pinacoteca”.

De acordo com o gestor, a última doação, do jornalista William Costa, que acompanhou intimamente o movimento artístico pessoense, teve como destaque um desenho em pastel feito por Hermano José, uma fotografia de João Lobo e gravuras de Diógenes Chaves.

Além dessas, também houve uma doação por parte da artista e professora do Departamento de Artes Maria Helena, que entregou um quadro de sua produção na década de 1990.

Pela primeira vez sob a supervisão de uma museóloga, Marisa Rodrigues, a pinacoteca conta com a participação de dez estagiários, entre bolsistas e voluntários, para a organização do acervo, que atualmente possui cerca de 500 peças.

Para doar, basta entrar em contato com a pinacoteca, através do telefone (83) 3209.8527 ou do e-mail pinacoteca@ccta.ufpb.br.

Ascom/UFPB