Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Plantão psicológico na UFPB será retomado na próxima quarta (15)

Plantão psicológico na UFPB será retomado na próxima quarta (15)

publicado: 08/02/2023 17h18, última modificação: 16/02/2023 14h42
Atendimentos serão nos formatos presencial e remoto, para toda população

Plantão psicológico vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será retomado na próxima quarta-feira (15), nos formatos presencial e on-line, para toda população.

Os atendimentos serão realizados toda quarta-feira, exceto feriados, na Clínica-escola de Psicologia, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, das 8 às 12h e das 13 às 16h, e por meio do número no WhatsApp (83) 98212.4937, das 18 às 20h.

As vagas serão limitadas e o atendimento por ordem de chegada. Pode ser atendida qualquer pessoa que tenha 18 anos ou mais e que esteja passando por algum momento difícil na sua vida, como uma situação de perda, de conflito, de dúvida, de ansiedade etc.

Sandra Souza, coordenadora do Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica (Naepsi), projeto de extensão responsável pelo serviço, explica que o plantão é uma modalidade de atendimento emergencial caracterizado por escuta psicológica profunda e atenta.

Tem a finalidade de acolher apenas demandas emergenciais, que não tenha necessidade de passar por um processo de psicoterapia, dado o caráter de urgência. Isto não significa dizer que a pessoa não tenha necessidade de psicoterapia, mas se trata apenas de um acolhimento para um momento de urgência”, esclarece a coordenadora.

De acordo com Sandra Souza, há uma diversidade de demandas que costumam surgir entre os usuários, antes, durante e depois da pandemia [de covid-19], desde situações de perdas, conflitos pessoais e familiares, a problemas interpessoais, ansiedade, depressão, solidão, vítimas de preconceitos e abusos sociais e políticos, problemas de saúde mental.

Foram agravados, juntamente com questões sociais, durante a pandemia”, afirma a também professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da UFPB. Em média, são realizados de 16 a 18 atendimentos presenciais e quatro de modo remoto.

Atualmente, seis professoras, seis psicólogos, dois alunos, sete estagiários e uma profissional de mídias digitais atuam no projeto. Os desafios da iniciativa giram em torno da sua expansão para outros espaços além da universidade, por exemplo, escolas e ONGs, em função da dificuldade de deslocamentos e para transporte da equipe.

O plantão psicológico existe desde 2011, tendo como base a Clínica-escola de Psicologia da UFPB, mas já funcionou em escolas e no Hospital Universitário. Esse tipo de serviço teve origem no final da década de 1960, no Instituto de Psicologia da USP.

Ao longo dos últimos anos. vem se expandindo por todo o país. Na UFPB, o formato remoto foi implementado durante a pandemia de covid-19. É possível acompanhar as atividades do Naepsi por meio dos seus perfis nas redes sociais digitais Instagram, Facebook, Youtube e tirar dúvidas pelo e-mail midias.naepsi@gmail.com.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins