Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Plataforma criada por pesquisadores da UFPB para monitorar ODS será apresentada em seminário
conteúdo

Notícias

Plataforma criada por pesquisadores da UFPB para monitorar ODS será apresentada em seminário

publicado: 22/06/2022 18h00, última modificação: 22/06/2022 18h00
Evento acontecerá na próxima segunda-feira (27), em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

Construída pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba, a Plataforma ODS-PB, será demonstrada para o público durante o II Seminário de Apresentação da Plataforma ODS-PB, na próxima segunda-feira (27), às 14h, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, em João Pessoa.

A organização do evento deseja reunir a comunidade acadêmica e gestores dos municípios da Grande João Pessoa para apresentar as diversas funcionalidades da plataforma que permite o acesso a informações importantes para o planejamento estratégico de gestão, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios.

A plataforma possibilita o monitoramento do desempenho dos municípios no alcance de cada um dos ODS, demonstrando, por exemplo, a taxa de pessoas em situação de extrema pobreza, gastos públicos com assistência social, cidadania e habitação, taxa de mortalidade em crianças, dentre outros.

O evento é organizado pelo Departamento de Economia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq). As inscrições para o Seminário devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Caso o participante não tenha vínculo com a UFPB, será necessária a realização de um cadastro no sistema, para realização de login que possibilitará o acesso ao menu "inscrições de Participantes", e seleção do II Seminário de Apresentação da Plataforma ODS-PB.

Para o professor Aléssio Almeida, integrante do LEMA e coordenador do projeto de Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Paraíba, é importante que toda a comunidade acadêmica conheça a plataforma e as funcionalidades. “A UFPB e todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão precisam estar alinhados com os ODS, inclusive a UFPB é signatária da Agenda 2030 da ONU”, disse o professor.

A programação do evento contará com Apresentação do Projeto, notas metodológicas sobre a plataforma, apresentação das funcionalidades da plataforma e diálogo sobre os desafios da territorialização dos ODS

Para o II Seminário de Apresentação da Plataforma ODS-PB já confirmaram presença o Secretário Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, representantes das secretarias municipais da Grande João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado.

Sobre a plataforma

Lançada durante o I Seminário de Apresentação da Plataforma ODS ocorrido em Cuité, em maio de 2022, a ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da UFPB e contou com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq). Ela está disponível para acesso público em site próprio.

Composto por mais de 30 indicadores, a plataforma monitora e avalia condições sociais, econômicas e ambientais dos municípios paraibanos. Os indicadores são baseados nos ODS, divididos em quatro temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental e capacidades institucionais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram traçados pela Organização das Nações Unidas em 2015, contendo 17 objetivos propostos num esforço conjunto de países e organizações para assegurar direitos humanos, redução da pobreza e da fome, oferta de educação de qualidade e proteção do meio ambiente e do planeta até 2030.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia