Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Podcast de projeto na UFPB atinge marca de 14 episódios

Podcast de projeto na UFPB atinge marca de 14 episódios

publicado: 12/05/2022 16h13, última modificação: 12/05/2022 16h13
Descomplicast descomplica elaboração de TCC e já registrou mais de 1.200 plays

Foto: Divulgação

O podcast Descomplicast, produto do projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Descomplica TCC, atingiu a marca de 14 episódios em abril deste ano e já registrou 1.276 plays em plataformas de áudio.

A iniciativa, que tem o objetivo de descomplicar a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por estudantes do Ensino Superior, teve o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Probex) 2021 da UFPB, cuja vigência terminou em 30 de abril.

“Faremos uma pausa e retornaremos provavelmente em agosto, no âmbito do Probex 2022”, afirma Alzira Karla Araújo, coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Os 14 episódios lançados até agora abordam assuntos como a escolha do tema de pesquisa; características, etapas e fontes confiáveis para uma pesquisa bibliográfica; escrita científica; pesquisa qualitativa do tipo etnográfica; a estatística na pesquisa científica; busca, acesso e funcionalidades da plataforma de e-books Minha Biblioteca; saúde e nutrição na vida acadêmica, entre outros.

Os episódios são publicados mensalmente, sempre aos sábados, nas principais plataformas de podcast, entre elas Spotify e Anchor. O conteúdo também fica disponível no site do projeto de extensão e também pode ser acessado pelo perfil da iniciativa no Instagram.

As atividades do Descomplicast tiveram início no final de 2020, em virtude da demanda por conteúdos em plataformas digitais durante a pandemia da Covid-19. Apesar da volta às atividades presenciais na UFPB, para Alzira Karla Araújo, a ferramenta veio para ficar e facilitar o acesso ao conteúdo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

“Descomplicast é um podcast inédito sobre os temas de metodologia científica e normalização. Os conteúdos têm sido utilizados e recomendados por professores da disciplina de Metodologia do Trabalho Científica na UFPB. Ele tem atraído acadêmicos em busca de informações precisas, rápidas e de qualidade”, conta a coordenadora do projeto.

Segundo Alzira Karla Araújo, na pandemia de Covid-19, o projeto de extensão Descomplica TCC se reinventou com ações remotas e o podcast foi uma delas. Na sua avaliação, falar sobre metodologia científica, normalização, escrita científica e pesquisa, entre outros temas, em uma plataforma dinâmica, que usa uma linguagem descomplicada, foi importante para mostrar que os docentes que fazem a extensão acadêmica se reinventaram em suas dinâmicas de compartilhamento de conhecimentos e alcance à comunidade.

“Nesta volta ao "novo normal", essas tecnologias não mais deixarão de fazer parte do processo de ensino e aprendizagem e fazemos planos de ampliar o acesso aos nossos episódios e convidar profissionais de diversas instituições para participar como convidados, abordando e descomplicando os processos de planejar, escrever, normalizar e apresentar trabalhos acadêmicos”, adianta a professora da UFPB.

Alzira Karla Araújo antecipa que a equipe do projeto de extensão também quer alcançar o público do Ensino Médio, para que esses alunos passem a ter contato com temas importantes como a normalização de trabalhos no padrão, por exemplo, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“No ano passado, não paramos. Gravamos episódios e agendamos outros. Vamos conversar ainda sobre isso, para ver se faremos igual neste ano. O podcast é apenas uma das ações do Descomplica TCC, que tem oficinas, plantões de dúvidas, site, perfis em redes sociais digitais como Instagram e Facebook”, descreve a docente.

Criado em 2017, o Descomplica TCC pretende voltar, em 2022, com as oficinas presenciais e continuar oferecendo também as remotas, porque o uso dessas plataformas de comunicação ampliou o alcance do projeto e o público atendido, permitindo que fossem agregados à equipe de profissionais de outras cidades da Paraíba, como Caldas Brandão e Campina Grande, e de outros Estados, a exemplo do Rio de Janeiro e do Maranhão.

A equipe completa do Descomplica TCC é composta por 30 integrantes, entre coordenação, estudantes e colaboradores. Até este momento, o projeto de extensão acumula alcance de mais de 30 mil interessados, através das redes sociais digitais Instagram, Facebook e YouTube, do seu site institucional e da plataforma de social-linking Linkfree. As lives realizadas através do Instagram e do YouTube somam cerca de 7 mil visualizações e as oficinas mais de 4 mil participantes.

“Os conteúdos produzidos pela equipe do Descomplica TCC e do podcast Descomplicast colaboram para descomplicar uma fase de ansiedade, expectativas e medos, demonstrando que é possível facilitá-la”, finaliza a coordenadora do projeto de extensão da UFPB.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins