Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós em Física da UFPB abre sete vagas para mestrado e quatro para doutorado

Pós em Física da UFPB abre sete vagas para mestrado e quatro para doutorado

publicado: 14/12/2022 17h22, última modificação: 14/12/2022 17h22
As inscrições são de 29 de dezembro a 28 de janeiro, pelo Sigaa da UFPB

O Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu sete vagas para curso de mestrado e quatro para doutorado. As inscrições são de 29 de dezembro a 28 de janeiro e devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) da Universidade.

As inscrições são gratuitas e condicionadas ao preenchimento e ao envio de cadastro online e ao anexo de arquivo único, obrigatoriamente em formato PDF, com a documentação solicitada legível e em boa resolução.

Os projetos de pesquisa devem estar vinculados a pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação: Física da matéria condensada, Física das partículas elementares e campos, Gravitação e cosmologia, Física atômica e molecular, Ótica e Magnetismo.

Do total de vagas oferecidas no processo seletivo, aproximadamente 33% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a duas vagas para mestrado e uma para doutorado.

O quantitativo de bolsas, com vigência a partir de março ou de abril de 2023, será divulgado futuramente, assim que o PPGF for informado pelas agências de fomento, entre elas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), sobre as concessões.

A seleção terá duas etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de currículo, apenas de caráter classificatório. Os resultados de todas as etapas serão divulgados por meio da página eletrônica do PPGF. A divulgação do resultado final está prevista para 1º de março, após recursos. As matrículas ocorrerão até 5 de março, quando terão início as aulas.

No edital da seleção estão disponíveis o cronograma completo e detalhes acerca da inscrição; a documentação exigida; as vagas; as linhas de pesquisa e professores orientadores; as etapas e critérios para aprovação; os pedidos de reconsideração e recursos; e informações sobre matrícula institucional.

As atividades do PPGF são no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I da UFPB, em João Pessoa. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas através do e-mail secpos@fisica.ufpb.br.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins