Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós em Jornalismo da UFPB lança livro sobre crise política no Brasil

Pós em Jornalismo da UFPB lança livro sobre crise política no Brasil

publicado: 01/08/2019 08h36, última modificação: 01/08/2019 08h36

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (PPJ-UFPB) lança o livro “IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil” através da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Brasil e a RIA Editorial (Portugal), sob a organização do professor da UFPB, Pedro Nunes. O lançamento acontece nesta sexta-feira (2), às 14h, na sala da Coordenação do mestrado em jornalismo PPJ/UFPB, Campus de João Pessoa.

A obra é composta por uma coletânea de 15 artigos em forma de capítulos, duas entrevistas e um ensaio documental.

Para a organização do livro, foram mobilizados 40 pesquisadores de universidades do Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal. Os autores em sua diversidade analisaram recortes de noticiários brasileiros e estrangeiros que envolveram esse momento da história política do Brasil, destacando-se vieses narrativos e enquadramento de coberturas jornalísticas produzidas pela grande imprensa, e, em alguns casos, sobre reverberações desses acontecimentos nas redes sociais.

De acordo com a coordenadora do PPJ-UFPB, professora Zulmira Nóbrega, “o livro IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil é um belo e minucioso tratado que repensa o jornalismo em tempos de crise política, decadência do Poder Judiciário e falência do Estado brasileiro. Aponta questões relevantes e caminhos indispensáveis para a prática do jornalismo investigativo, contextualizado e humanizado. p12”.

O livro decorre parcialmente dos artigos científicos originalmente publicados no v.5 n.2 da Revista Latino-Americana de Jornalismo - ÂNCORA, como parte integrante do dossiê temático intitulado “JORNALISMO, MÍDIA e PODER: o processo de impeachment e o contexto pós-Dilma”, coordenado pelo editor convidado professor Pedro Nunes. Além de disponibilizar os artigos já publicados em plataforma da UFPB, a obra também apresenta análises e entrevistas inéditas referentes à temática da imprensa e do impeachment de Dilma Rousseff.

Organizador

Pedro Nunes - JORNALISTA, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É pós-doutor em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Lidera o Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Atuou como diretor de filmes e vídeos, destacando-se: Escolas PLURAIS (2016), Escola sem PREconceitos (2012), Graffiti Visualidades Urbanas (2008) e Closes (1982). Escreveu os livros Travessias Acadêmicas (2017), Jornalismo em ambientes multiplataforma (2016), As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). É organizador dos livros Rotinas do JORNALISMO no CINEMA (2017), PROJETO XIQUEXIQUE: memórias compartilhadas (2017), ESCUTAS sobre o JORNALISMO (2017), Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012), dentre outros.

O exemplar está disponível gratuitamente em versão eletrônica na página: http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/livros/imprensa-crise-politica-e-golpe-no-brasil-1.

Contatos pelos correios eletrônicos:  tecnovisualidades@yahoo.com.br; ppjufpb@gmail.com

Agência de Notícias da UFPB – Com assessoria