Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Potencial terapêutico dos óleos essenciais é tema de livro lançado por pesquisador da UFPB
conteúdo

Notícias

Potencial terapêutico dos óleos essenciais é tema de livro lançado por pesquisador da UFPB

publicado: 25/10/2022 15h48, última modificação: 26/10/2022 15h55
O livro reúne pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal

Foto: Divulgação

O potencial terapêutico dos óleos essenciais é tema investigado farmacologicamente por cientistas de todo o mundo. São misturas complexas de compostos voláteis obtidos a partir de plantas aromáticas com a aplicação já confirmada para distúrbios de saúde como, depressão, ansiedade, câncer, doenças inflamatórias e dores.

Para tratar do potencial profilático e medicinal desse produto natural, o Professor do Departamento de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Damião Pergentino de Sousa, reuniu no livro “Óleos essenciais: abordagem farmacêutica e clínica”, lançado em setembro deste ano, estudos sobre a temática.

Trata-se do primeiro livro publicado no mundo reunindo o trabalho de cientistas que têm realizado importantes pesquisas com óleos essenciais dentro de universidades do Brasil e de Portugal.

“A obra diferencia-se de outras publicações em língua portuguesa pela diversidade dos temas abordados, alicerçados em evidências científicas. Desta forma, o leitor tem uma rica fonte de consulta para diversos propósitos, atendendo ao público em geral e acadêmico que deseja conhecer esta classe de produtos naturais”, disse Pergentino

Desta forma o livro destina-se às comunidades acadêmica e científica, profissionais da saúde e indústria, e a todos interessados no potencial profilático e medicinal de produtos naturais. Baseado no rigor técnico-científico, a obra disponibiliza ao leitor material com esquemas, fotos e figuras para facilitar o entendimento dos testes farmacológicos e biológicos, sínteses e análises químicas utilizando óleos essenciais e seus constituintes químicos.

A obra é dividida em 12 capítulos, totalizando cerca de 500 páginas, e foi escrito por 36 especialistas em diversas áreas do conhecimento, incluindo médicos, químicos, farmacêuticos e farmacologistas.

O conteúdo do livro trata de assuntos como química dos óleos essenciais, síntese, biossíntese e aplicações medicinais; tecnologia farmacêutica e óleos essenciais; óleos essenciais bioativos: potencial aplicação no combate às doenças transmitidas por mosquitos; atividade anticonvulsivante; propriedades antidepressivas; potencial terapêutico no tratamento de câncer; potencial uso terapêutico no alívio da dor; óleos essenciais: uma nova classe de ansiolíticos?; perspectivas terapêuticas no uso de óleos essenciais pela via inalatória; pesquisa clínica do álcool perílico no tratamento do glioma maligno; e toxicidade de óleos essenciais.

Lígia Saldeiro, pesquisadora da faculdade de farmácia da Universidade de Coimbra, em Portugal, foi uma das pesquisadoras que escreveu o capítulo inicial do livro, dedicado à química dos óleos essenciais. Ela considera o livro de interesse não apenas da comunidade científica, mas para todos que tenham interesse pelos produtos naturais.

“Os óleos essenciais têm de fato um papel de destaque para as plantas do ponto de vista ecofisiológico, e o homem descobriu as propriedades medicinais e suas características odoríferas, por isso há muitos estudos que demonstram a sua eficácia e sua segurança. Os óleos essenciais são misturas complexas de muitos compostos e proporções diversificadas, por isso é imprescindível que um livro como este deva ter um capítulo dedicado à química dos óleos essenciais”, disse a pesquisadora durante evento online de lançamento do livro.

De acordo com o organizador do livro, Prof. Damião Pergentino, na UFPB há vários grupos de pesquisa que investigam os óleos essenciais ao longo de anos em diversos modelos experimentais evidenciando as suas propriedades farmacológicas e aspectos químicos. Alguns destes estudos estão descritos no livro, especialmente porque houve a participação de professores e alunos da UFPB na confecção da obra.

Além disso, o tema também é matéria em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPB e objeto de estudo em linhas de pesquisa de diversos pesquisadores da Instituição. “Portanto, a obra tem especial importância para a nossa comunidade acadêmica”, complementa Pergentino.

Damião Pergentino é farmacêutico, mestre em Produtos Naturais, doutor em Ciências e pós-doutor em Química Medicinal. Já publicou mais de 200 artigos científicos em revistas internacionais e dois livros em editoras norte-americanas. Na UFPB atua como professor associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas e pesquisa o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos, tendo colaboração científica com diversos grupos de pesquisa no mundo, além de ser bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação