Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prefeitura Universitária capacitará laboratórios para coleta de resíduos
conteúdo

Notícias

Prefeitura Universitária capacitará laboratórios para coleta de resíduos

A Prefeitura Universitária (PU) convida coordenadores e técnicos de laboratórios da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a Palestra sobre Destinação e Recolhimento de Resíduos Químicos e Biológicos. A capacitação ocorrerá na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, no Auditório da PU, no campus I, com início às 13h30.
publicado: 21/02/2018 10h14, última modificação: 05/04/2019 16h28

A Prefeitura Universitária (PU) convida coordenadores e técnicos de laboratórios da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a Palestra sobre Destinação e Recolhimento de Resíduos Químicos e Biológicos. A capacitação ocorrerá na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, no Auditório da PU, no campus I, com início às 13h30. 

O objetivo é aperfeiçoar o manuseio e a coleta dos resíduos produzidos nos laboratórios de ensino e pesquisa da UFPB. A atividade é uma iniciativa da PU, em parceria com a Comissão de Gestão Ambiental (CGA/UFPB) e com a empresa Sim Engenharia, responsável pelo recolhimento do material nos campi. 

As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser realizadas mediante formulário eletrônico disponível neste link. 

 

Demanda 

Até o ano passado, os laboratórios de ensino e pesquisa da UFPB realizavam a gestão de seus próprios resíduos químicos e biológicos. Um projeto da CGA/UFPB, iniciado em 2015, realizou levantamentos, identificou os tipos de resíduos produzidos e propôs a contratação de empresa especializada no descarte e tratamento dos materiais. 

A Sim Engenharia, selecionada mediante licitação, vem realizando o serviço desde o segundo semestre de 2017. A gestão do contrato é feita pela PU, que anunciou, em 6 de fevereiro, a maior retirada de resíduos gerados dos laboratórios. Foram coletadas cerca de 2,5 toneladas no campus I da UFPB. 

Agora, a empresa, sob a supervisão da prefeitura universitária, inicia o trabalho nos campi de Areia, Bananeiras e Litoral Norte, visando a adequada destinação dos resíduos produzidos em suas unidades.

 

Fonte: ACS | Rita Ferreira