Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Premiação do Encontro de Iniciação à Docência ocorre nesta semana nos Campi I e IV da UFPB

publicado: 11/04/2022 12h23, última modificação: 11/04/2022 12h24
Nos dois dias de evento, serão premiadas 82 iniciativas

Foto: Pexels/Pixabay

A Universidade Federal da Paraíba dá continuidade, nesta semana, às solenidades presenciais de premiação dos trabalhos agraciados no XXIII Encontro de Iniciação à Docência (Enid). Nesta terça-feira, dia 12 de abril, a cerimônia ocorre no Campus I, já no dia 13 será a vez dos alunos do Campus IV serem premiados. Nos dois momentos, a premiação reunirá 82 iniciativas.

O evento no campus I ocorrerá no Auditório da Reitoria. No período da manhã, a partir das 09h, serão premiados os projetos de monitoria, que totalizam 49. Já no período da tarde, a partir das 14h, serão agraciadas 24 iniciativas trabalhadas nos programas de Monitoria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), de Educação Tutorial (PET), Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de Licenciatura (Prolicen), de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (Protut) e de Residência Pedagógica.

No dia 13, o evento ocorrerá no campus IV, às 15h, no Hall da Central de Aulas de Rio Tinto. Na ocasião, serão premiados 9 trabalhos realizados no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), sendo 05 de monitoria, 02 de residência pedagógica, 01 do Prolicen, e 01 do Pibid.

Os programas premiados no Enid estimulam a docência, o que, para a Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Profa. Silvana Maciel, é uma ação relevante para os cursos de licenciatura da Universidade. “Sabemos a importância dos cursos de licenciatura, de que as pessoas possam estar cada vez mais estimuladas a buscarem a docência. Nos depoimentos que nós tivemos na entrega da premiação nos campi II e III, nós ouvimos as pessoas falarem sobre a importância do despertar para o trabalho da docência, então é essencial que a UFPB continue estimulando os trabalhos vinculados ao Enid”, afirmou a gestora.

Organizado pela Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA), o Enid ocorreu entre os dias e 26 de novembro de 2021, e contou com apresentação de iniciativas trabalhadas nos programas de Monitoria, PET, Pibid, Prolicen, Protut e Residência Pedagógica.

As premiações dos trabalhos dos Campi II, em Areia, e III, em Bananeiras, ocorreram no dia 1º de abril. Para Silvana Maciel, receber a premiação do Enid é de relevância para os alunos e a possibilidade de realização de um evento presencial em reconhecimento aos trabalhos realizados nos 4 campi da Universidade foi um momento esperado por todos.

“Tanto no campus de Areia como em Bananeiras, foram feitos relatos, inclusive, de alunos e professores que estiveram, durante todo o período pandêmico, trabalhando de forma remota e estavam se reencontrando com seus orientandos naquele momento da premiação. Então foi um momento de grande emoção para todos, além da emoção de receberem os prêmios, que mostra todo o trabalho desempenhado e faz com que eles possam ser estimulados a buscar, cada vez mais, a melhoria do seu trabalho e formação. Foi de grande importância o encontro presencial”, disse a docente.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins