Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prêmio Elo Cidadão: UFPB premiará projetos de extensão exitosos realizados em 2021

publicado: 13/12/2021 10h25, última modificação: 13/12/2021 10h26
Serão premiados 40 projetos; saúde e educação foram áreas temáticas que se destacaram em número de trabalhos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba realiza na próxima quinta-feira (16) a cerimônia de premiação da edição 2021 do Prêmio Elo Cidadão, em reconhecimento ao êxito obtido pelos projetos de extensão realizados ao longo do ano. Os trabalhos premiados serão anunciados em cerimônia online, a partir das 10h, com transmissão pelo canal de YouTube da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

As 859 experiências extensionistas desenvolvidas nos quatro campi da instituição foram submetidas em formato de resumo (obrigatório) e de vídeo (opcional) no XXII Encontro de Extensão (ENEX). Serão premiados 40 projetos selecionados dentre os 337 inscritos por meio do envio de vídeos pela plataforma SisEnex, sendo 05 por área temática (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho) e que obtiveram a melhor pontuação conforme os critérios estabelecidos no edital do ENEX.

Para a Profa. Berla Moraes, Pró-Reitora de Extensão da UFPB, o prêmio Elo Cidadão estimula os docentes, técnicos administrativos e discentes nas práticas voltadas para o atendimento ao público externo, que é o foco do trabalho da Proex. “A gente acredita que quanto mais a gente estimule as ações extensionistas mais alcance terá à nossa sociedade, à comunidade externa, com ações que pautem para o desenvolvimento tecnológico, para o desenvolvimento cultural, artístico, de promoção para o meio ambiente e melhoria para a sociedade, tanto local, aqui para João Pessoa, quanto o estado da Paraíba, porque nossas ações de extensão têm um alcance para além do município de João Pessoa”, explicou a docente.

Segundo ela, a premiação é uma forma da Pró-Reitoria de Extensão reconhecer o intenso e dedicado envolvimento dos servidores e discentes vinculados a esses projetos, dialogando para solução de problemas e para a transformação social. “O intuito é que tanto a comunidade acadêmica, quanto os outros segmentos da sociedade reconheçam a importância da extensão universitária no processo formativo e no alcance que ela tem junto à comunidade e à sociedade”, disse a Pró-Reitora, destacando a responsabilidade social da UFPB.

De acordo com Thiago Cavalcante, coordenador de programas de ação comunitária da Proex, neste ano de 2021 a UFPB contabiliza 55 projetos de comunicação, 95 na área cultural, 46 de direitos humanos e justiça, 226 de educação, 81 de meio ambiente, 249 de saúde, 72 de tecnologia e produção e 35 na área de trabalho.

Ou seja, dentre as áreas temáticas, saúde e educação se destacaram em número de projetos de extensão vigentes e em execução em 2021. Parte das iniciativas foi voltada para o combate à Covid-19. Segundo a Pró-reitora de extensão, as ações com este foco foram pautadas para além da área da saúde e adentraram questões sociais e socioeconômicas que foram influenciadas pela pandemia e as medidas restritivas e de isolamento vivenciadas.

Ainda de acordo com a professora Berla Moraes, as expectativas para a cerimônia de premiação do Elo Cidadão é de que haja grande adesão dos proponentes e que a comunidade acadêmica sinta-se estimulada a participar do evento e conhecer o potencial dos trabalhos de extensão.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins