Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-Reitor da UFPB participa de evento sobre fortalecimento da cadeia produtiva da Paraíba

Encontro teve como objetivo debater alternativas que ajudem os produtores da Paraíba a se firmarem no mercado
publicado: 23/09/2021 17h41, última modificação: 23/09/2021 17h41

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou, nesta quarta-feira (22), de encontro de lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB). O Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPB, Fernando Guilherme Perazzo, representou a instituição no evento que aconteceu no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande.

O plano é um marco inicial para fortalecer nove cadeias produtivas organizadas em Arranjos Produtivos Locais-APLs.

Durante o evento, foi assinado um Termo de Compromisso. Para participar e debater a questão, foram convidados atores econômicos, políticos e da comunidade científica, que atuam nos principais segmentos produtivos da agropecuária do estado da Paraíba, como abacaxicultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, mandiocultura, olericultura e ovinocaprinocultura.

De acordo com o Pró-Reitor, Fernando Perazzo, as solicitações dos nove arranjos produtivos foram entregues a representantes do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para que ajudem os produtores a se firmarem no mercado.

Além disso, o objetivo do evento foi sensibilizar o poder público para que aprove leis que estão em andamento há mais de dois anos. “Queremos diminuir os tributos cobrados à classe dos produtores, promovendo uma melhor qualidade de vida, como também um espaço para ouvi-los”, disse o Pró-Reitor.

Prof. Perazzo ainda destacou que a UFPB está de portas abertas para apoiar, colocando à disposição os pesquisadores que estudam as áreas específicas dos Arranjos Produtivos Locais (APL). “Podemos oferecer os nossos laboratórios para as pesquisas, como também marcar uma reunião com o Reitor para ouvi-los, já que somos parte interessada em ajudá-los”, destacou Perazzo.

Estavam presentes na reunião a diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Mônica Tejo, representantes do Banco do Nordeste (BNB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB), o secretário da Agricultura Familiar do Estado da Paraíba, Jonildo Cavalcanti, e o deputado Moacir Rodrigues, além das associações, sindicatos e produtores rurais.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins