Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pró-reitoria de Extensão da UFPB abre seleção para 20 bolsistas

Pró-reitoria de Extensão da UFPB abre seleção para 20 bolsistas

publicado: 23/02/2023 17h50, última modificação: 23/02/2023 17h50
Inscrições até 02 de março, pelo Sigaa

Foto: Oriel Farias

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 03/2023 de registro do programa de estruturação e suporte à gestão da extensão universitária da UFPB, que vai selecionar 13 estudantes da Universidade para atuarem como bolsistas, no período de janeiro a dezembro de 2023, e mais sete cujas bolsas serão acrescidas a partir de agosto de 2023.

As inscrições ocorrem no período de 23 de fevereiro a 02 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), após realização de login. Os estudantes vão atuar dando suporte à Secretaria e às Coordenações da Proex na gestão da Política de Extensão Universitária e cumprimento dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB.

O valor da bolsa é de R$ 400,00. Há oportunidades para estudantes de cursos como Mídias Digitais, Comunicação Social, Relações Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Letras, Biblioteconomia, Ciências de Dados, Administração, Secretariado e Pedagogia.

De acordo com a Pró-reitora de extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, o edital visa principalmente proporcionar aos discentes de diversas áreas a oportunidade de vivenciarem uma unidade gestora de extensão de uma universidade pública federal. Ela fala sobre as áreas nas quais atuarão os bolsistas selecionados.

“Vivenciarão processos de gestão em várias instâncias: desde a comunicação, acompanhamento das edificações, gestão dos arquivos, sobre a gestão de patrimônio, orçamento e finança, das rotinas administrativas e, também, sobre a gestão do maior evento de extensão da pró-reitoria, o Enex - Encontro de Extensão. Espera-se que os discentes possam desenvolver habilidades e competências técnicas e específicas importantes para sua formação profissional, ética e cidadã”, disse a gestora.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados na UFPB, que não estejam no último ano de curso e não atuem como bolsistas em outros programas acadêmicos. O estudante, ao ser selecionado como bolsista da ação de extensão, deverá entregar junto à Pró-Reitoria de Extensão documentos como o Termo de Compromisso, Histórico escolar atualizado, cópias de CPF e de RG e o comprovante de conta corrente.

De acordo com o edital, a seleção ocorrerá por meio de contato com os bolsistas que registrarem o interesse em participar da ação, conforme demanda do projeto. As orientações serão enviadas por e-mail solicitando aos alunos o histórico escolar do curso, quadro de horário, disponibilidade de tempo para participar da atividade de extensão, carta de intenção que descreva em uma lauda o interesse em participar do projeto e vídeo de apresentação. Em casos necessários será também realizada uma entrevista.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Oriel Farias