Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB dirige Congresso na Itália

Professor da UFPB dirige Congresso na Itália

publicado: 28/06/2022 16h25, última modificação: 28/06/2022 16h25
Conferência anual da Sociedade Italiana de Direito e Literatura (ISLL) acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho

Foto: Divulgação/TCE-PB

A Faculdade de Direito da Universidade de Molise, Itália, realiza, nos dias 30 de junho, das 15h às 20h, e 1º de julho, das 9h às 14h, a tradicional conferência anual da Sociedade Italiana de Direito e Literatura (ISLL), uma das mais importantes associações acadêmicas da Europa. Este ano, o evento conta com a direção científica dos professores Marcílio Franca, docente do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB) e professor visitante da Universidade de Pisa, Itália, e Alberto Vespaziani, da Universidade de Molise (UniMolise).

Depois de uma pausa, nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, o evento volta a ser realizado em modo totalmente presencial. Nesta sua 9ª edição, a conferência contará com a presença de 55 acadêmicos de várias disciplinas jurídicas, de toda a Itália, mas também da Espanha, Armênia e Brasil.

O tema do congresso é a intersecção dos estudos jurídicos e literários em uma perspectiva humanista e interdisciplinar e contará com conferências sobre o direito e as mais variadas manifestações artísticas (romances, poemas, artes visuais, música, teatro, ópera, cinema, entre outras). O título geral da conferência deste ano é “As Inspirações do Jurista. Histórias, mitos, contos de fadas, arquétipos e outras dimensões da narrativa”.

O programa desta edição é amplo e diversificado. Além de duas grandes sessões plenárias, haverá sete sessões paralelas e o lançamento de dois livros de temática jurídico-literária. No final do primeiro dia, haverá ainda uma apresentação musical de Mattia Caroli, Lorenzo di Toro e do Professor Alberto Vespaziani sobre o Canto XXXIII do “Paraíso” de Dante Alighieri. No final do segundo dia, a conferência de encerramento ficará a cargo do Prof. Marcílio Franca, sobre o tema "Música, Paz e Guerra".

A Sociedade Italiana de Direito e Literatura (ISLL) foi fundada em junho de 2008 por iniciativa de Enrico Pattaro. Tem como principal objetivo promover o estudo do Direito e das Humanidades, área que abrange não só o Direito e a Literatura em sentido estrito, mas também o Direito e o cinema, o Direito e as artes e o Direito e a música. Atualmente, a ISLL é coordenada pelas professoras Carla Faralli (Bologna) e Paola Mittica (Urbino) e tem sua sede no Centro Interdepartamental de Pesquisa em História, Filosofia e Sociologia do Direito e em Ciência da Computação e Direito (CIRSFID) da Universidade de Bologna.

Para o Prof. Marcílio Franca, é uma distinção enorme ser convidado para dividir a direção científica da conferência ao lado do Prof. Vespaziani, uma referência nos estudos jurídico-literários. É a primeira vez que um brasileiro é distinguido com essa posição. “Fico extremamente feliz e honrado em levar o nome da UFPB e do Brasil para a conferência dessa maneira”, asseverou o Prof. Marcílio Franca.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Divulgação/TCE-PB