Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB é eleito presidente da associação nacional de pesquisadores em artes plásticas

Robson Xavier vai liderar a organização no biênio 2021-2022
publicado: 22/10/2020 23h27, última modificação: 22/10/2020 23h37
Reconhecido nacionalmente, o Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB e da UFPE, coordenado por Robson Xavier, negocia parceria com cursos de doutorado em artes da Universidade de Sevilla, na Espanha, e da Universidade do Porto, em Portugal. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/Facebook

Robson Xavier, professor do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi eleito presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), para o biênio 2021-2022.

A eleição ocorreu durante assembleia ordinária no 29º Encontro Nacional da ANPAP, realizado neste mês. Outros professores do programa associado também integrarão a nova diretoria: Madalena Zaccara (vice-presidente), Maria Betânia e Silva (1ª secretária) e Maria Emília Sardelich (2ª secretária).

Completam a nova equipe gestora da associação os docentes Hermes Renato Hildebran, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Carlos Henrique Romeu Cabral, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

A nova direção da associação será responsável pela gestão administrativa e financeira, pela organização de dois encontros nacionais e pela representação da entidade junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Estamos apoiando a atual gestão da ANPAP nesse período de transição e planejando a realização do encontro nacional de 2021, o “(Re)Existências”, que será realizado em João Pessoa, na UFPB, e o de 2022, o “Existências”, que acontecerá no Recife, na UFPE”, adianta Robson Xavier.

Além desse trabalho, a nova direção da ANPAP terá papel crucial nos fóruns nacionais de coordenadores de graduação e de pós-graduação em artes e artes visuais e nas demais associações nacionais da área.

Segundo Robson Xavier, estar à frente da associação nacional de artes plásticas representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante dez anos no programa associado de pós-graduação e pela realização de três encontros regionais, em 2016, 2018 e neste ano.

“Neste ano, o terceiro encontro regional da ANPAP no Nordeste foi realizado de forma on-line, em agosto, com 11 Grupos de Trabalho (GTs), duas conferências e uma exposição internacionais”, recupera o docente.

Robson Xavier ainda destaca que a área de artes visuais vem sofrendo com o isolamento social, devido à impossibilidade de funcionamento dos laboratórios de práticas artísticas das universidades.

“Os artistas, investigadores e docentes têm se reinventado por meio das redes sociais digitais e da internet.  Eles estão reconfigurando o uso das Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) para fomentar a produção, divulgação e consumo das artes visuais, bem como estimulando o desenvolvimento de pesquisas de alcance social e projetos de extensão que possibilitam o contato com a arte para todos”.

No ponto de vista do professor da UFPB, os recursos digitais ampliaram o campo de pesquisa da área, incorporando novos meios e recursos para além dos métodos e suportes tradicionais, que continuam importantes.

O Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece, anualmente, 24 vagas para curso de mestrado, com estudos em três linhas de pesquisa: processos educacionais, históricos e teóricos e de criação.

Com 12 docentes permanentes, três colaboradores, um visitante e um bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), o programa associado de pós-graduação da UFPB e da UFPE está em negociação para assinatura de acordos com cursos de doutorado em artes da Universidade de Sevilla, na Espanha, e da Universidade do Porto, em Portugal.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB