Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB é eleito vice-presidente da ANPEC

Professor da UFPB é eleito vice-presidente da ANPEC

publicado: 21/12/2021 11h23, última modificação: 21/12/2021 11h23
Entidade representa todas as instituições de ensino de Pós-Graduação na área de Economia do Brasil

Foto: Divulgação

Pela primeira vez um docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai integrar a presidência da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação e Economia (ANPEC) . O professor Cássio da Nóbrega Besarria, do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), será o vice-presidente da entidade, atuando junto com o professor Luciano Nakabashi da Universidade de São Paulo (USP), que ocupará o cargo de presidente no período de 2022 a 2024.

Desde 1973 a ANPEC congrega todas as instituições de ensino que possuem programas de pós-graduação na área da Economia do Brasil. A eleição para a presidência ocorreu no dia 13 de dezembro, durante reunião virtual da qual participaram os membros do conselho deliberativo, que engloba 29 centros de Pós-Graduação em Economia.

Para o Prof. Cássio da Nóbrega, a nova posição representa um importante função em sua carreira, e um destaque para a região nordeste, uma vez que a entidade é de representação nacional. “É a primeira vez que temos um representante da UFPB na gestão da ANPEC, e a última vez que alguém do Nordeste esteve na presidência foi em 2002”, afirmou.

Além de representar todas as instituições de ensino de Pós-Graduação na área de Economia do Brasil, a ANPEC também é responsável pelo Exame Nacional de seleção para ingresso nos programas de mestrado, a organização do Encontro Nacional de Economia, promove dois eventos regionais (ANPEC Nordeste e ANPEC Sul) e também mantém a publicação da revista Economia, e a entrega do prêmio Haralambos Simeonidis para os melhores artigos e teses da área.

De acordo com Nóbrega, a nova gestão pretende manter as atividades tradicionais já realizadas pela associação, “no entanto, pretendemos realizar análises sobre o cenário econômico, dar maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos centros parceiros, buscar novos parceiros, entre outras atividades”. O professor acredita que ter sido eleito para ocupar a vice-presidência da ANPEC também é reflexo da atuação da Universidade Federal da Paraíba. "Acredito que o trabalho que vem sendo feito pelo Programa de Pós-Graduação em Economia ganhou destaque nacional e isso colaborou para a minha indicação para esse cargo”, comentou.

Cássio da Nóbrega é docente da UFPB desde 2015, possui graduação e mestrado em Economia pela UFPB, e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional - LABIMEC e ocupou, até novembro de 2021, a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da UFPB. Atua em pesquisas nas áreas de macroeconomia, finanças, econometria e economia internacional.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins