Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB é premiado por criação de app para monitoramento fiscal

Professor da UFPB é premiado por criação de app para monitoramento fiscal

Aplicativo prevê indicadores fiscais brasileiros para facilitar gestão orçamentária
publicado: 12/11/2020 00h13, última modificação: 12/11/2020 00h13
App se baseia em dados do Banco Central do Brasil para gerar projeções de dívida líquida, dívida bruta e necessidade de financiamento do setor público, por exemplo, a curto e médio prazo. Crédito: Autor desconhecido/iStock

Um aplicativo desenvolvido por um professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o monitoramento e previsão de indicadores fiscais no Brasil ganhou destaque na premiação do I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), realizada na última sexta-feira (6).

O artigo sobre o desenvolvimento do aplicativo Monitor Fiscal, de autoria do professor Cássio Besarria, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da federal paraibana, em parceria com o analista Diénert Vieira, da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência na Paraíba (Dataprev/PB), obteve o terceiro lugar na premiação.

O professor Cássio Bessaria, que atua com projeções econômicas no Labimec, explica que, em virtude da crise provocada pela atual pandemia da covid-19, o momento é de vulnerabilidade das contas públicas, evidenciando a relevância desse acompanhamento.

“O Brasil passa por um momento de fragilidade fiscal, então acompanhar esses dados facilita uma tomada de decisão de um gestor público, por exemplo, que saberá para onde irão as contas públicas nos próximos meses, para melhor planejar seu orçamento”, destaca.

Para isso, o aplicativo Monitor Fiscal automatiza o processo de coleta de dados públicos disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB). Esses dados são, então, coletados e modelados, para gerar projeções de indicadores fiscais – dívida líquida, dívida bruta e necessidade de financiamento do setor público – a curto e médio prazo.

O aplicativo, destinado a gestores públicos, acadêmicos, agentes do mercado acionário ou qualquer cidadão interessado em acompanhar contas públicas está disponível na versão web.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB