Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB lança livro digital na Universidade de Brasília

Professor da UFPB lança livro digital na Universidade de Brasília

publicado: 06/08/2019 10h08, última modificação: 06/08/2019 10h08

DEMOCRACIA FRATURADA: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a imprensa no Brasil” é o mais recente livro lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB) através da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA (Brasil) e RIA Editorial (Portugal), de autoria do professor Pedro Nunes. A obra em forma de ensaio documental discute e analisa o processo de impeachment de Dilma Rousseff, os bastidores do parlamento brasileiro, as atuações do ex-juiz Sergio Moro, a prisão de Lula, e o papel do jornalismo investigativo no Brasil.

O livro eletrônico será disponibilizado gratuitamente em diferentes plataformas digitais a partir de uma Ação em Rede (divulgação, compartilhamento do e-book e transmissão ao vivo) a ser realizada nesta quinta-feira (8), a partir das 14h. O lançamento prevê uma ação presencial, com uma roda de diálogos intitulada “conversas sobre o livro Democracia Fraturada de Pedro Nunes”, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB).

Para a construção textual dos capítulos, o autor utilizou uma metodologia diferencial com a incorporação de técnicas de documentário, recortes de editoriais de jornais brasileiros e estrangeiros, análise de cinco vídeos documentários que tratam sobre as manifestações de junho de 2013 e coberturas dos acontecimentos, além de um farto material relacionado a documentos jurídicos, atas da Câmara Federal, artigos de jornais, artigos científicos e livros sobre os fatos políticos de 2016.

Segundo o professor Sergio Gadini, prefaciador do livro, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), “Democracia fraturada é um livro que se justifica pela ousadia reflexiva! Descreve e analisa, de fato, o que representa o golpe que a ‘velha’ mídia noticiou, a partir de uma narrativa desigual e negociada para construir o que ficou publicamente marcado como um ‘golpe à democracia’. p.9”.

O professor Pedro Nunes atua no Mestrado em Jornalismo da UFPB, desde a sua criação em 2013, sendo o referido Programa, o primeiro mestrado em jornalismo profissional do país. Com a sua experiência em jornalismo investigativo e documentário jornalístico, o autor do livro “Democracia Fraturada” atuou no processo de criação e consolidação da Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, e esteve à frente de vários selos editoriais do PPJ-UFPB.

O livro também destaca o avanço do conservadorismo, a crise da democracia, a fragilidade do judiciário e a urgência de um jornalismo investigativo no Brasil.

“DEMOCRACIA FRATURADA: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a imprensa no Brasil” reflete o fortalecimento da política editorial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse sentido, Sérgio Gadini ressalta: “O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB, a Coleção Âncora e a RIA Editorial contribuem, com a presente iniciativa, para que o registro de um momento triste da história recente do país tenha um documento importante, como informação, conhecimento e análise social da política nacional entre 2013 e 2016. P.10”.

“Democracia Fraturada” integra o selo Coleção ÂNCORA de Jornalismo criado no Laboratório de Jornalismo e Editoração do PPJ-UFPB, tendo a possibilidade de ser publicado em versão impressa pela Editora do CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

O exemplar está disponível gratuitamente em versão eletrônica em diferentes plataformas:

Portal oficial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na seção Livros:

Autor

Pedro Nunes – JORNALISTA é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), pós-doutor em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba e líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Atuou como diretor de filmes e vídeos, destacando-se: Escolas PLURAIS (2016), Escola sem PREconceitos (2012), Graffiti Visualidades Urbanas (2008), Closes (1982). É autor dos livros Travessias Acadêmicas (2017), Jornalismo em ambientes multiplataforma (2016), As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993) e organizou os livros Rotinas do JORNALISMO no CINEMA (2017), PROJETO XIQUEXIQUE: memórias compartilhadas (2017), ESCUTAS sobre o JORNALISMO (2017), Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012), dentre outros.

Contato:

Email: tecnovisualidades@yahoo.com.br;