Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB lança livro sobre ensino básico da criptografia
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB lança livro sobre ensino básico da criptografia

publicado: 25/10/2021 11h10, última modificação: 25/10/2021 11h10
Material está disponível gratuitamente para download

Foto: Aline Lins

O professor José Laudelino, do Departamento de Ciências Exatas, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou, na última terça-feira (19), o livro “Primeiros Passos em Criptografia”, publicado pela Editora UFPB. Disponibilizado gratuitamente para download, o livro tem o intuito de ensinar, de forma leve e didática, os procedimentos para cifrar e decifrar mensagens. 

A criptografia sempre interessou o Prof. José Laudelino, que tem Bacharelado em Matemática (2006) pela UFPB, e Mestrado (2008) e Doutorado (2016) em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. O autor destacou que, em sua graduação pela UFPB, participou de um projeto de iniciação científica sobre o tema que durou dois anos, permitindo seu aprofundamento no assunto. 

Sobre o início do projeto, o professor pontuou que alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação da UFPB foram os responsáveis pelo surgimento da ideia. “Eles me pediram ajuda para entender como funciona o processo de criptografar uma mensagem. Então, preparei um minicurso acerca da temática. No final de 2019, ao ver um edital da Editora UFPB para edição e publicação de livros digitais, resolvi pegar as anotações preparadas na época para o minicurso e transformá-las em livro”, explicou. 

Para o Prof. Laudelino, entender o conceito da criptografia é um dos exemplos de como podemos aplicar teorias matemáticas em nosso cotidiano. “Hoje em dia, vemos que a criptografia nos cerca na maioria dos processos computacionais: na proteção de banco de dados, de senhas, etc. Uma simples conversa de aplicativos de mensagens é criptografada, como observamos na notificação ao iniciar um chat: "as mensagens são protegidas com criptografia de ponta a ponta”, comentou. 

Com a publicação do livro, o autor espera mostrar, de forma elementar, o básico que é utilizado para criptografar uma mensagem e motivar os leitores a estudarem as teorias matemáticas envolvidas. Ele também destacou a importância do projeto para a difusão do conhecimento. 

“Primeiros Passos em Criptografia” é o primeiro livro publicado pelo Prof. José Laudelino, que almeja, no futuro, escrever outros livros abordando o mesmo tema, desenvolvendo conceitos tanto da criptografia quanto de outras áreas de pesquisa em Matemática. 

A obra está disponível para download gratuito no catálogo da Editora UFPB.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins