Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB ministrará aula pública sobre globalização contra-hegemônica em Portugal
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB ministrará aula pública sobre globalização contra-hegemônica em Portugal

O professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Afonso Celso Scocuglia ministrará aula pública na Universidade do Algarve (UAlg) no dia 12 de fevereiro. O docente falará sobre globalização contra-hegemônica, a partir da perspectiva da educação crítica e problematizadora do filósofo e pedagogo brasileiro Paulo Freire. O evento terá início às 14h e será realizado na Sala de Atos da Faculdade de Economia, situada no campus de Gambelas da UAlg.
publicado: 06/02/2018 10h55, última modificação: 05/04/2019 16h24

A palestra, intitulada de “Transformação social e educação num mundo globalizado”, ocorre a convite da direção do Mestrado em Educação Social da instituição portuguesa e faz parte de um ciclo de seminários do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da UAlg. Em viagem à Europa, para divulgar o seu trabalho acerca do pensamento do Paulo Freire, Afonso Celso Scocuglia também proferirá conferência na Universidade do Porto e no Instituto Paulo Freire de Portugal. 

De acordo com o docente, a globalização, processo conhecido pela integração econômica, social, cultural e política mundial, não é única, inexorável e hegemônica. Para ele, ao seguir o raciocínio do intelectual português Boaventura de Sousa Santos e de outros estudiosos alinhados no espectro político à esquerda, há possibilidades concretas de contra-hegemonia. 

“É possível contradizer, combater e derrotar a globalização hegemônica especialmente em dois vetores: no cosmopolitismo e no patrimônio comum da humanidade, segundo Boaventura. Defendo a tese de que Paulo Freire é um dos pensadores que pode servir de base para os movimentos da globalização contra-hegemônica, tanto no Brasil quanto em outros países, por meio de uma educação crítica e problematizadora”, defende Scocuglia. 

As principais propostas e entraves para uma educação que provoque transformação social; como essa temática se relaciona com o Brasil, sobretudo depois dos governos petistas e em um ambiente de instabilidade política e econômica, com cortes na educação; e de que maneira essa ideia tange questões emergentes no contemporâneo, entre elas, o terrorismo, a imigração e o feminismo, serão esmiuçadas durante a aula pública. 

Afonso Celso Scocuglia tem experiência em pesquisa nas áreas de História, Arquivologia e Educação, atuando principalmente nos campos da História da Educação de Jovens e Adultos, História das Ideias de Paulo Freire, História e Memória, História do tempo presente e Arquivologia. Tem se dedicado, nos últimos anos, às pesquisas nos Arquivos da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), cujo trabalho resultou em diversas publicações, entre artigos e livros.

 

Fonte: ACS | Pedro Paz. Fotografia: arquivo pessoal de Afonso Celso Scocuglia