Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB organiza dicionário da história das religiões

Professor da UFPB organiza dicionário da história das religiões

Compilação de 570 páginas reúne 137 verbetes sobre a antiguidade e o medievo
publicado: 26/11/2020 16h17, última modificação: 26/11/2020 16h17
O dicionário, que traz informações de religiões que já desapareceram ou são pouco conhecidas, conta com a colaboração de 43 autores brasileiros e espanhóis e já está à venda nas principais livrarias do país. Crédito: Editora Vozes

Um dicionário sobre a história das religiões na Antiguidade e Medievo, publicado recentemente no Brasil, reúne, em 570 páginas, 137 verbetes escritos por 43 autores brasileiros e espanhóis, entre eles 11 pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A publicação foi organizada pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da federal paraibana, Johnni Langer.

Segundo o professor e organizador da obra, a compilação busca disseminar o conhecimento sobre religiões que já desapareceram ou são pouco conhecidas, mas que contribuem para a compreensão do desenvolvimento das religiões mais disseminadas mundialmente, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

“Muito do legado de religiões que já desapareceram está diluído em simbolismos, crenças, mitos, folclore e narrativas que foram incorporados às grandes religiões da atualidade, mas que passam muitas vezes despercebidos”, explica Johnni Langer, que escreveu, entre outros capítulos, sobre a arqueologia das religiões.

Exemplos disso, conforme o professor da UFPB, são os inúmeros simbolismos adaptados pelo cristianismo, como a comemoração do dia de Natal, a árvore do Natal, o anel e o ritual de casamento ou datas comemorativas como o dia dos Mortos.

Ainda de acordo com Langer, a ideia de publicar o dicionário surgiu para atender a uma demanda dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, que precisam pesquisar sobre as religiões e religiosidades do mundo antigo e medieval, mas encontram dificuldade em virtude da escassez de livros traduzidos ou produzidos em língua portuguesa.

Além dos autores brasileiros, o Dicionário de História das Religiões na Antiguidade e Medievo, publicado pela Editora Vozes, inclui contribuições de quatro pesquisadores espanhóis da Universidade Complutense de Madrid e da Universidade de Málaga.

Acompanhe a divulgação do dicionário por meio de sua página no Facebook. Mais informações sobre seu conteúdo ou de como adquiri-lo devem ser consultadas através do e-mail johnnilanger@yahoo.com.br.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB