Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores da UFPB participarão de missão internacional de pesquisa no Conselho de Segurança da ONU
conteúdo

Notícias

Professores da UFPB participarão de missão internacional de pesquisa no Conselho de Segurança da ONU

publicado: 28/06/2022 14h58, última modificação: 29/06/2022 10h23
Um dos objetivos é acompanhar início de operações de software na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas

Foto: Divulgação

O professor Henry Iure de Paiva Silva, do Departamento de Relações Internacionais (DRI) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a professora Amanda Galvíncio (UFPB), do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação (CE/UFPB), participarão de missão internacional de pesquisa, durante a presidência brasileira no Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, entre 11 e 20 de julho de 2022. Os docentes acompanharão o trabalho da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas – Delbrasonu. 

De acordo com os diplomatas da Delbrasonu, nunca houve uma missão de estudo dessa natureza na representação, que acaba adquirindo contornos especiais e de relevância por ser durante a presidência brasileira. Segundo o professor Iure Paiva, a missão de pesquisa terá entre os objetivos principais acompanhar as atividades preparatórios da Delbrasonu e as reuniões presididas pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, incluindo ainda atuação junto ao secretariado e aos representantes das delegações de outros países no Conselho de Segurança, bem como o contato com outras entidades que atuam nessa seara. 

Outro objetivo da missão de pesquisa é acompanhar o início de operações na Delbrasonu da aplicação web denominada Enetrix, desenvolvido pelo grupo de estudos coordenado pelo Prof. Iure Paiva. Trata-se de uma ferramenta tecnológica de análise da diplomacia e segurança energética brasileira. A aplicação web Enetrix consiste em um software centralizado em redes que fornece recursos especializados, funções computacionais e análise de conteúdo para o usuário final sobre os acordos internacionais do Brasil na área de energia firmados com outros países e organizações transnacionais. 

Além dos docentes da UFPB, pesquisadores de outras instituições integrarão a missão: o Prof. Rafael Mesquita e o doutorando Antonio Pires (UFPE), especialistas em ONU; e o Prof. Alexandre Hage (UNIFESP), especialista em energia e relações internacionais. 

O Prof. Iure Paiva, que coordena a missão de pesquisa, é fundador e coordenador do Grupo de Estudos sobre Segurança Energética – Gesene (gesene.ufpb.br), que tem parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Nessa parceria, nós acabamos desenvolvendo um software, uma aplicação web que está sendo usada hoje pelo Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores. E a nossa próxima etapa era fazer ele funcionar em uma representação do Brasil no exterior. Então, diante dessa parceria que a gente tem com o Ministério das Relações Exteriores, através desse produto de inovação tecnológica que a gente tá levando para lá, surgiu toda essa agenda. Isso é fruto do trabalho de professores da Universidade, de alunos da graduação, de alunos da pós-graduação”, explicou o Prof. Iure Paiva. 

A missão tem como foco, ainda, articular evento em 2022 ou em 2023 envolvendo a Regional Nordeste da Andifes e a Organização das Nações Unidas, em uma ação de diplomacia acadêmica internacional para demonstrar o papel das universidades federais do Nordeste na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, tanto para dar maior visibilidade quanto para obter apoio para ampliar as ações das instituições sobre a temática.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Foto: Divulgação