Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB publica artigo em periódico espanhol de alto impacto
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB publica artigo em periódico espanhol de alto impacto

Texto trata do compositor, cantor e pianista Fito Páez e ditadura argentina
publicado: 24/07/2020 20h01, última modificação: 24/07/2020 21h28
Cientista político examina, na revista científica America Latina Hoy, as condições de produção, os efeitos e aspectos discursivos, políticos e históricos de algumas das primeiras músicas do cantor e compositor argentino. Crédito: CMJP-Youtube/Reprodução

Cientista político examina, na revista científica America Latina Hoy, as condições de produção, os efeitos e aspectos discursivos, políticos e históricos de algumas das primeiras músicas do cantor e compositor argentino. Crédito: CMJP-Youtube/Reprodução

O professor do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Samir Perrone, publicou o artigo “Hablo de cambiar esta nuestra casa: dictadura y democratización argentina en las canciones de Fito Páez” na revista espanhola America Latina Hoy, da Universidade de Salamanca. 

Considerada uma publicação de alto impacto, o estudo examina as condições de produção e os efeitos de algumas das primeiras músicas do cantor e compositor argentino Fito Páez. Nele, são destacados aspectos discursivos, políticos e históricos da crítica ao regime ditatorial argentino. 

“O artigo analisa composições que mostram expressões relevantes sobre o contexto político na Argentina, a partir dos princípios da década de 1980. Há também uma breve reflexão sobre a música como recurso de investigação e dados sobre rock argentino”, destaca o professor da UFPB. 

De acordo com Samir Perrone, o artigo é uma produção individual, sem vinculação a um projeto de pesquisa. O texto conta com leituras da produção artística de Fito Paéz e de publicações acadêmicas. 

“Na verdade, sua redação deriva de uma agenda ‘extra’, de um interesse pessoal sobre o tema e de um gosto pela produção do músico argentino”, destaca o professor. 

A publicação em um periódico de prestígio acadêmico, para Perrone, evidencia que pesquisas acadêmicas podem ser realizadas em situações diversas. 

“De modo geral, as composições retratadas no artigo traçam críticas mais abertas e diretas ao passado e presente. Alimentam a perspectiva e a esperança de um futuro melhor”, singulariza o professor. 

Samir Perrone revela que, durante o contexto da democratização na Argentina, as composições de Fito Páez denunciavam, com diferentes estratégias discursivas, os abusos cometidos por governos ditatoriais e extremistas. 

“Além de contribuir para a construção de uma memória coletiva de crítica e contestação à repressão, no processo de reconstrução democrática, as músicas de Fito Páez expressaram as incertezas e as grandes expectativas em torno da nova realidade, de uma liberdade política”, salienta o professor da UFPB. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB