Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do IFPB, atualmente na UFPB, debate livro sobre Guimarães Rosa em Barcelona
conteúdo

Notícias

Professor do IFPB, atualmente na UFPB, debate livro sobre Guimarães Rosa em Barcelona

publicado: 13/04/2023 18h40, última modificação: 13/04/2023 18h40
Escritor promoveu debate em torno de seu livro “Vereda da Melancolia na Criação Literária - Em Nome de Roa”

Foto: Divulgação

O Instituto Guimarães Rosa (IGR), que integra o Consulado do Brasil em Barcelona, recepcionou, na última terça-feira (11/04), o escritor Hélder Moura para um debate em torno de seu livro “Vereda da Melancolia na Criação Literária - Em Nome de Roa”. Helder Moura é professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e, atualmente, está atuando na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de cessão.   

Na oportunidade, alunos e professores puderam debater com o escritor paraibano também sobre a vida de Guimarães Rosa, as paisagens do Sertão, a realidade do clima árido que assola o Nordeste do Brasil e a relação dos sertanejos com a seca e a Guerra de Canudos.

Segundo Andréia Moroni, coordenadora-geral do IGR, o encontro foi muito proveitoso. Por intermédio do escritor Hélder Moura, os alunos puderam conhecer mais sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa, bem como estreitar a relação do Instituto com a cultura da literatura brasileira. 

Intercâmbio

Na oportunidade, o escritor fez a doação de uma peça do artesanato paraibano, oferecida pela prefeitura de João Pessoa e pelo artesão Guaiaguai Tavares, além de documento encaminhado pela Universidade Federal da Paraíba e Academia Paraibana de Letra, propondo o estabelecimento de um intercâmbio internacional entre as instituições. Dentre as proposituras desse intercâmbio, destaca-se a realização de um evento em Barcelona em torno da cultura da seca.

***

Reportagem: Ascom/UFPB

Fotos: Divulgação