Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho assume PRPG da UFPB

Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho assume PRPG da UFPB

publicado: 01/03/2023 21h07, última modificação: 01/03/2023 21h07
Novo Pró-reitor destaca importância da Pós-graduação e seu impacto na sociedade

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a contar a partir desta quarta-feira (1º) com o Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), como o novo Pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG).

A nomeação, assinada pelo Reitor Valdiney Gouveia, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de fevereiro. O docente assume a função a partir desta quarta-feira (1º), no lugar do Professor Valdir de Andrade Braga (Departamento de Biotecnologia), que estava acumulando a função na PRPG, uma vez que está à frente da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq).

Segundo o novo Pró-reitor Luiz Medeiros, é um grande desafio assumir a Pró-reitoria de Pós-Graduação pois o trabalho desenvolvido na pós-graduação é de fundamental importância para a sociedade. “Na área de ciência e tecnologia, por exemplo, temos várias pesquisas dentro da nossa instituição, com o desenvolvimento de novos medicamentos, patentes, aplicativos, inovações na área de inteligência artificial, desenvolvidos nas pós-graduações que têm impacto direto na sociedade, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista econômico”, citou o docente.

Ainda de acordo com o Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, entre as metas prioritárias da PRPG, estão o desenvolvimento de ações sistemáticas junto aos coordenadores de pós-graduação para melhoria dos seus conceitos no próximo quadriênio; incentivar a publicação de periódicos de alto impacto; reforçar a internacionalização dos programas de pós-graduação; reduzir a evasão dos estudantes de pós-graduação, que se elevou durante a pandemia; criar um sistema de acompanhamento de egressos da pós-graduação, entre outras.

“Estive recentemente à frente do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) e atuamos de forma muito intensa para melhorar os índices do programa. Dentro das especificidades de cada área, minha ideia é que possamos expandir isso para os demais programas de pós-graduação, buscando elevação dos conceitos dos programas na próxima quadrienal”, afirmou o Pró-reitor.

O Pró-reitor da PRPG, Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, foi recebido nesta quarta (1º), no Gabinete da Reitoria, pelo Reitor Valdiney Gouveia, pela Vice-reitora Liana Filgueira, e pelos pró-reitores Paulo de Tarso (Planejamento) e Rita de Cássia Pereira (Gestão de Pessoas).

Professor Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho foi chefe do Departamento de Estatística, coordenador do Bacharelado de Estatística, coordenador do PPGMDS e suplente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pelo CCEN.

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada (UFRPE - 2009) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada (UFRPE - 2012). Fez Pós-Doutorado em 2017/2018 com o professor pesquisador Fábio Mariano Bayer (UFSM). Seus principais temas de interesse incluem: controle estatístico de processos e modelagem.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Aline Lins