Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB é eleita presidente da Associação Brasileira de Limnologia
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB é eleita presidente da Associação Brasileira de Limnologia

Organização se dedica ao estudo de águas continentais
publicado: 15/08/2019 17h21, última modificação: 15/08/2019 17h21
Mandato pretende internacionalizar causas ambientais. Crédito: Divulgação

Mandato pretende internacionalizar causas ambientais. Crédito: Divulgação

A professora do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Luciana Barbosa foi eleita nova presidente da Associação Brasileira de Limnologia para o biênio 2019/2021.

A eleição para a organização que se dedica ao estudo de águas continentais desde 1982 ocorreu em assembleia, durante o XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e II Congresso Ibero-Americano de Limnologia, na semana passada.

Durante o mandato, a docente pretende atuar para consolidar a internacionalização da associação, ampliar parcerias e visibilidade na América Latina e no mundo e expandir o número de membros, principalmente agregando novos pesquisadores, a fim de atuar em questões ambientais contemporâneas.

Luciana Barbosa atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade da UFPB e representa a ABLimno na Sociedade Internacional de Limnologia (SIL).

Ela também fundou e coordena a Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD), oficializada através da criação do Grupo de Trabalho da Sociedade Internacional de Limnologia Limnology of Drylands, em 2016.

A ABLimno foi fundada em julho de 1982, durante Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campinas, São Paulo.  Em 18 de agosto de 2010, foi refundada com o nome de Associação Brasileira Limnologia (ABLimno), para se adequar à legislação vigente.

Ascom/UFPB