Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB é homenageada por contribuir para o desenvolvimento da matemática no país

Flávia Barbosa, atualmente, é coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio
publicado: 08/08/2019 18h08, última modificação: 08/08/2019 18h16
Láurea foi concedida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, no RJ. Crédito: Divulgação

A professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Flávia Barbosa foi uma das 68 mulheres homenageadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) por contribuir para o desenvolvimento da matemática no país.

A reverência ocorreu durante o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, cuja temática foi “Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira”. O evento foi realizado no final de julho, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

De acordo com a organização, a condecoração se deu ainda pela construção, manutenção e desenvolvimento de cursos de matemática em instituições brasileiras, desde 1989, início da redemocratização do país.

Ainda segundo o instituto, a láurea é dedicada àquelas que contribuíram para o florescimento da matemática no país. O evento teve o objetivo de estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em Matemática.

Flávia Barbosa já foi coordenadora das Olimpíadas de Matemática na UFPB; participou do Projeto Integrado de Pesquisa em Análise, com o propósito de fortalecer o corpo discente e divulgar a matemática no Ensino Médio e, atualmente, é coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio.

Ascom/UFPB