Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB é premiada por contribuições à ciência do solo
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB é premiada por contribuições à ciência do solo

Láurea foi concedida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo
publicado: 04/12/2020 19h19, última modificação: 04/12/2020 19h33
A professora Vânia da Silva Fraga atua no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, no campus II, em Areia, no Brejo paraibano. Foto: Arquivo pessoal

A professora Vânia da Silva Fraga atua no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, no campus II, em Areia, no Brejo paraibano. Foto: Arquivo pessoal

A professora Vânia da Silva Fraga, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus II, em Areia, no Brejo paraibano, recebeu o “Prêmio Nordeste de Ciência do Solo” durante a VI Reunião Nordestina de Ciência do Solo, que aconteceu entre os dias 1º e 2 de dezembro, de forma remota, por meio de canal no YouTube. 

A docente da federal paraibana foi agraciada pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Ela avalia que a láurea é fruto do seu desempenho profissional no ensino, na pesquisa e na extensão universitária.

“Gratidão é o sentimento que define o reconhecimento da minha vida acadêmica pela Sociedade Nordestina de Ciência do Solo. Isso certifica o esforço e o imenso orgulho em ser docente e ver que a minha contribuição foi importante na formação de profissionais capazes de resolverem os diversos problemas que assolam os nossos solos”, afirma a professora Vânia da Silva Fraga.

A indicação ao prêmio foi realizada pelo professor Djail Santos, atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFPB. 

Vânia da Silva Fraga possui graduação em Química Industrial, pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares/Aplicação de Isótopos na Agricultura e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). 

A professora e pesquisadora ingressou no corpo docente da UFPB em 1990 e atua em linha de pesquisa voltada para área de fertilidade do solo e adubação, principalmente na biogeoquímica do carbono e nitrogênio, no âmbito da agricultura familiar no semiárido.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB