Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB lança livro sobre radialismo no Brasil

Professora da UFPB lança livro sobre radialismo no Brasil

Lançamento virtual será nesta terça (1º), às 19h, em evento transmitido pelo Facebook
publicado: 01/09/2020 16h33, última modificação: 01/09/2020 16h33
A obra, publicada pela Editora Insular, é resultado da tese da autora, que estudou os cursos de Radialismo no Brasil, em sua pesquisa doutoral na área de Educação. Crédito: Norma Meireles

A professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Norma Meireles, lançará o livro “Radialismo no Brasil. Profissão, currículo e projeto pedagógico” nesta terça-feira (1º), às 19h, em evento on-line transmitido pelo Facebook.

A obra, publicada pela Editora Insularé resultado da tese da autora, que estudou os cursos de Radialismo no Brasil em sua pesquisa doutoral na área de Educação. O livro tem prefácios de Nair Prata (UFOP) e Fernando Andrade (UFPB) e contracapa e orelha escritas por Eduardo Meditsch (UFSC).

De acordo com Nair Prata, trabalho de Norma Meireles é pioneiro na medida em que realiza pesquisa densa e profunda sobre os cursos de Radialismo e, a partir dessa investigação, suscita reflexões sobre a situação atual dessa graduação e suas perspectivas para o futuro”.

Prata acrescenta que obra traz contribuições que permitem entender como se configura a formação em Radialismo e os rumos que se desenham para a profissão”.

Fernando Andrade destaca que foi surpreendente descobrir o mundo do Radialismo com alguém que não só o conhece por seus estudos, mas por sua experiência profissional”.

Para ele, pensar a formação de radialistas no Ensino Superior com uma educadora especializada nesse domínio levou-me a compreender o leque de possibilidades profissionais para radialistas, a importância dessa identidade profissional e o quanto não só a academia, mas sobretudo o mercado são campos decisivos para preparar-se um(a) radialista”.

Nas palavras de Eduardo Meditsch, obra é referência obrigatória para contextualizar a atuação de professores e estudantes de Radialismo e Comunicação, indispensável para orientar políticas públicas sobre a formação de um dos profissionais mais importantes e necessários à vida cultural do país.

Norma Meireles é professora do Departamento de Comunicação da UFPB e atual coordenadora do curso de Radialismo da instituição. Tem doutorado e mestrado em Educação pela UFPB, especialização em Jornalismo Cultural pela FIP, graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPI e é radialista profissional.

Trabalhou em emissoras de rádio (AM e FM) e de televisão no Piauí e na Paraíba. Integra o Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação (Intercom). Pedidos do livro, no valor de R$ 64, mais custos para entrega, devem ser realizados pelo e-mail norma.meireles@gmail.com.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB