Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB lança livro sobre resgate escolar de crianças e adolescentes hospitalizados

Projeto é realizado no setor de pediatria do Hospital Universitário, em João Pessoa
publicado: 15/07/2020 19h52, última modificação: 15/07/2020 23h28
Atendimento psicopedagógico quebra rotina hospitalar marcada por aplicação de injeções e de curativos e ingestão de remédios amargos. Crédito: Wak Editora

A professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Janine Rodrigues, lançou o livro “Classes hospitalares – o espaço pedagógico nas unidades de saúde”, que retrata a vivência de professores e estudantes da federal paraibana no setor de pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, em João Pessoa.

O livro é fruto do projeto de extensão “Atendimento psicopedagógico à criança e ao adolescente hospitalizado: trabalho alternativo para o Pedagogo”, realizado desde 2002, pelo Departamento de Habilitação Pedagógica e Programa de Pós-graduação em Educação.

O trabalho conta a experiência pedagógica de resgate da escolarização e da quebra da rotina hospitalar, por meio da recuperação da autoestima que os pacientes infanto-juvenis perdem durante a internação, devido, por exemplo, à aplicação de injeções e de curativos ou à ingestão de remédios amargos.

A publicação busca estimular a instalação de experiências pedagógicas em unidades de saúde no Brasil, através do relato dessas ações interdisciplinares oferecidas com o apoio de alunos de graduação e pós-graduação da UFPB, em espaços alternativos de trabalho, fora do ambiente formal de ensino.

“O projeto chegou para quebrar essa rotina de dor e ansiedade. Ele traz as crianças que podem se locomover para um espaço, chamado de escolinha do hospital. É uma sala com carteiras e quadro branco, caracterizada como sala de aula. A depender da dinâmica do hospital em um determinado dia, a gente atua na brinquedoteca. De qualquer forma, não paramos”, conta Janine Rodrigues.

Nesses ambientes, as crianças aprendem conteúdo de disciplinas como Português, Matemática, Geografia e Ciências. “Quando nós começamos, levávamos as atividades para essas crianças. Depois percebemos que algumas não podiam se locomover para a sala de aula. Então passamos a planejar atividades especiais para elas, que chamavam o ambiente, com muito carinho, de escolinha do hospital”.

As mães também se envolvem, principalmente quando a crianças estão sendo medicadas por via endovenosa, o que exige repouso. Elas participam efetivamente do processo de alfabetização, como se estivessem em um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Colaboram com o projeto estudantes de Sociologia, Gestão, Letras, Pedagogia e Enfermagem da UFPB. Eles atendem duas horas pela manhã e duas horas no turno da tarde, de segunda à quinta-feira. Na sexta, são realizadas reuniões de planejamento. Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades passaram a ser on-line.

Segundo Janine Rodrigues, a iniciativa vem tendo muito sucesso, conforme os depoimentos de pacientes, famílias e equipe do hospital. “Os alunos falam que, muitas vezes, iam para o hospital chateados, achando que a vida estava ruim. Aí, quando chegavam lá e observavam outras crianças arrastando o soro para fazer as atividades junto com eles, ficavam renovados”.

A docente explica que o lançamento deste livro é importante porque promove a UFPB nacionalmente, a partir do resultado exitoso de um projeto de extensão. O livro foi indicado como referencial bibliográfico para concurso da Marinha do Brasil, neste ano. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente (NEPESF) e pode ser encontrado na página da  Wak Editora, com sede no Rio de Janeiro.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB