Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB participa de evento na UNESCO que discutirá poluição plástica

publicado: 26/05/2023 17h06, última modificação: 26/05/2023 17h06
O convite partiu do Ministério do Meio ambiente e Mudança do Clima (MMA)

Foto: Arquivo Pessoal/Cláudia Cunha

Entre os dias 29 de maio de 02 de junho, acontece, em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma sessão do Comitê Intergovernamental de Negociações (INC-2) que discutirá a poluição plástica, inclusive em ambiente marinho.

A professora Cláudia de Oliveira Cunha, professora do Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comporá a delegação brasileira no evento, a convite do Ministério do Meio ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A docente conta que o convite foi realizado em razão do trabalho realizado pelo projeto de extensão Mares Sem Plástico coordenado por ela, que atua no combate ao lixo no mar, apresentando para a sociedade o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros por meio de ações educativas com ações de limpeza e educação ambiental nas praias, atuação em escolas, intervenções e campanhas. Além disso, oferece oficinas, cursos e palestras.

O Comitê Intergovernamental de Negociações (INC-2) tem como meta concretizar uma proposta para um acordo global juridicamente vinculante até o fim de 2024. A expectativa é de que seja apresentado um instrumento juridicamente vinculante, que atenda a diversas alternativas para abordar todo o ciclo de vida do plástico, o design de produtos e materiais reutilizáveis e recicláveis, e a necessidade de uma maior colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, à capacitação e à cooperação científica e técnica.

De acordo com a docente da UFPB, os níveis crescentes de poluição plástica representam uma séria questão ambiental global que impactam negativamente as dimensões ambiental, social, econômica e de saúde do desenvolvimento sustentável. Assim, faz-se importante um evento para descrever a magnitude e a natureza das mudanças necessárias para acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular.

Com a participação no evento, a expectativa da docente é de poder enfatizar a necessidade de ações imediatas em todo o ciclo de vida do plástico. “Incluindo a produção, o consumo e o descarte de materiais plásticos, como também oferecer práticas concretas, mudanças no mercado e nas políticas públicas para atingir a meta de acabar com a poluição plástica”, afirmou ela.

Sobre o Mares Sem Plástico

O projeto de extensão Mares sem Plástico, da UFPB, foi criado em 2019. Ele possui uma equipe multi e interdisciplinar envolvendo docentes, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação. O Projeto se enquadra no ODS-14 e contribui para a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para alcançar um desenvolvimento sustentável.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins