Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB representa o Brasil em comissão da 4ª Conferência Científica Tourman 2021
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB representa o Brasil em comissão da 4ª Conferência Científica Tourman 2021

publicado: 01/03/2021 14h44, última modificação: 01/03/2021 17h16
Submissão de trabalhos para a conferência pode ocorrer até 15 de março
Arte: Divulgação

A Profa. Adriana Brambilla, do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, e líder do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), representará o Brasil na comissão científica da 4ª Conferência Científica Tourman 2021.

O evento é organizado pela Universidade Internacional Helênica (IHU), com sede em Thessaloniki, na Grécia, e ocorrerá de modo remoto, entre 21 e 23 de maio, com o tema "Reiniciar o turismo, viagens e hospitalidade: o dia seguinte". Também integram a comissão científica da conferência pesquisadores da Grécia, Reino Unido e China, por exemplo.

“A minha participação como a única representante brasileira na comissão científica destaca a importância da UFPB, através de seus cursos de Turismo e de Hotelaria, e das pesquisas desenvolvidas. Foi a partir do reconhecimento das pesquisas de nosso grupo de estudo que fui convidada”, afirma Adriana Brambilla.

Além das atribuições pertinentes à comissão científica, que são, entre outras, selecionar os melhores trabalhos para a conferência, uma das principais funções da professora da UFPB será discutir a participação do Brasil de forma mais expressiva no debate sobre o futuro da área de hospitalidade, além de divulgar a conferência no próprio país.

Adriana Brambilla confessa que está com muitas expectativas em relação ao Tourman 2021, tendo em vista a temática atual, que propõe discutir os impactos da covid-19 no setor de hospitalidade, que afeta o mundo todo. 

“O tema em inglês “Restarting tourism, travel and hospitality: the day after” me lembra do filme [The day after, de 1983, dirigido por Nicholas Meyer] e traz a ideia  da grandiosidade que será essa conferência, uma vez que reunirá especialistas das mais diversas áreas para debaterem as alternativas para uma retomada às atividades de hospitalidade de forma magistral”. 

Para a professora da UFPB, no caso específico do Brasil, sabe-se que o setor da hospitalidade tem sido fortemente impactado pela pandemia, afetando significativamente a geração de emprego e de renda. “A participação não só de representantes da área acadêmica, mas também do trade turístico e do poder público, será crucial para que possamos buscar soluções”.

A submissão de trabalhos para a conferência pode ocorrer até 15 de março. Mais informações sobre o evento internacional devem ser consultadas no perfil do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) da UFPB ou por meio da página da conferência.

Foto: Angélica Gouveia
Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba 
* * *
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia/Divulgação