Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB celebra o dia mundial do Tai Chi Chuan

UFPB celebra o dia mundial do Tai Chi Chuan

publicado: 25/04/2019 08h56, última modificação: 25/04/2019 15h21
Créditos: Divulgação

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung 2019 será celebrado nesta sexta-feira (26) e sábado (27), na capela da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, e em Manaíra, reunindo as escolas de Tai Chi Chuan de João Pessoa.

Além dessa demonstração aberta ao público, na sexta-feira  haverá uma mesa-redonda dos mestres, com falas e workshops sobre o Tai Chi e seus benefícios para a saúde, encerrando com performances artísticas. A convidada especial do grupo Pai Lin da Paraíba é Tânia Murakami, professora do Espaço Luz, de São Paulo.

Desde 2016 o evento nesse formato, tem sido uma iniciativa da Escola Chen, coordenada pelo mestre Jader Duarte, além do grupo Pai Lin PB, coordenado pela professora Alice Lumi Satomi, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde.

As inscrições estão abertas pelo SIGAA acessando o Projeto Práticas Musicais e Psicossomáticas do Musicola – Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-Americana, coordenada pela professora do CCTA.

Tai Chi Chuan, conhecida como “Arte da meditação em movimento” ou “arte da longevidade”, é um dos pilares da medicina chinesa, uma técnica de consciência, sensibilização e autoconhecimento. Consiste de exercícios e uma sequência de movimentos inspirados na arte marcial, e esta, na leveza, habilidade e equilíbrio dos animais e da natureza. Ao praticar essa técnica psicossomática, desenvolve-se o chi-kung ou energia interior, restabelecendo a flexibilidade, a saúde dos órgãos internos, a intuição, a criatividade e, sobretudo, o bem estar e harmonia do corpo físico, mental e emocional.

Dia 26 - UFPB

Na capela

6h45 - práticas preparatórias e formas dos estilos presentes

8h     - café da manhã coletivo

No auditório 1 do Cedesp (em frente à capela)

9h     - abertura: agradecimento

9h30 – mesa-redonda

11h  - performances com música

Dia 27 – Calçadão de Manaíra (em frente à quadra)

6h30 - Prática aberta ao público

8h     - Picnic coletivo

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7005.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria