Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professoras da UFPB oferecem oficina gratuita de Comunicação em Mídia Sonora

Professoras da UFPB oferecem oficina gratuita de Comunicação em Mídia Sonora

publicado: 12/10/2021 11h26, última modificação: 12/10/2021 11h26
Curso abordará aspectos da locução, roteirização, linguagem e dos processos de produção em mídia sonora

Foto: Angélica Gouveia

As professoras do curso de Radialismo, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Patrícia Monteiro e Norma Meireles, ministrarão a oficina gratuita 'Comunicação em Mídia Sonora', nos dias 19 e 20 deste mês, das 19h às 21h, no formato remoto.

O evento contará com a participação, também como ministrante, da professora Izani Mustafá, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A oficina integra o projeto Arbocontrol - estação Nordeste, da Universidade De Brasília (UNB), e será realizada por meio da plataforma Google Meet.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online e, em seguida, aguardar o recebimento do link de acesso à sala virtual que será enviado um dia antes da oficina. Todos os participantes receberão certificados gratuitamente.

O curso é destinado a profissionais que atuam em rádios comunitárias, podcasts e demais interessados na área. Ele abordará aspectos da locução, roteirização, linguagem e dos processos de produção em mídia sonora. O objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos que possam contribuir com suas rotinas diárias, além de estimular a produção de conteúdos voltados à saúde, em especial ao controle das arboviroses dengue, zyka e chikungunya.

No primeiro dia da oficina, a professora Izani tratará sobre a comunicação e a linguagem sonora para rádio comunitária e podcast. Já no segundo, as professoras Norma e Patrícia falarão sobre técnicas de roteiro e de narração.

Prevenção às arboviroses

Além de desenvolver ações que contribuem para a capacitação de jovens e adultos, o projeto Arbocontrol, promotor das ações, tem como meta facilitar o acesso a informações que contribuam para a melhoria da saúde. O principal objetivo é o combate ao Aedes aegypti, inseto responsável por transmitir a dengue, zika e a chikungunya.

De abrangência nacional, o Arbocontrol corresponde a uma estratégia concebida inicialmente pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Atualmente, são desenvolvidas ações em todos os estados do país por meio de parcerias estabelecidas com universidades brasileiras e estrangeiras.

Na UFPB, o Arbocontrol tem a colaboração dos projetos de extensão do CCTA 'Espaço Experimental' e 'Web Rádio Porto do Capim', coordenados, respectivamente, pelas docentes Patrícia e Norma; e 'Promoção da Saúde em Comunidade, com Ênfase nas Estratégias da Família', projeto que tem à frente a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), Maria Aparecida Bezerra.

***
Reportagem: Débora Freire/CCTA com informações da Assessoria do Projeto Espaço Experimental
Edição: Aline Lins/ Ascom UFPB
Foto: Angélica Gouveia