Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores da UFPB farão palestras no Moodle Moot Brasil 2022 sobre criação de robô e de e-book para EaD

publicado: 26/05/2022 12h20, última modificação: 27/05/2022 09h31
Evento ocorre nesta quinta (26) e sexta (27) e busca reunir ideias para o melhoramento e impulsionamento do ensino a distância

Dois docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentarão palestras no Moodle Moot Brasil 2022, dedicado aos usuários, desenvolvedores e administradores do Moodle, ambiente virtual de aprendizagem. O evento internacional será realizado nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), de forma online.

Realizado em vários países, o Moodle Moot tem o objetivo de reunir ideias para o melhoramento e impulsionamento do ensino a distância. Ambos professores da UFPB que participarão do encontro são vinculados à Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Universidade. Para acompanhar as palestras, os interessados devem realizar a inscrição gratuita por meio deste link

Foto: Divulgação

O Prof. Paulo Henrique Souto Maior Serrano, do Departamento de Mídias Digitais, participará do evento hoje (26), das 17h às 18h, com a palestra “Dorinha: Um robô de conversação para o suporte”. Em sua apresentação, ele vai detalhar o processo de criação da Dorinha, robô de conversação desenvolvido na UFPB para atuar junto à equipe de suporte da Sead no esclarecimento de dúvidas sobre o sistema e reduzir o número de solicitações à equipe de suporte.

Segundo o Prof. Paulo, a expectativa é que seja possível transmitir o processo de criação da Dorinha, para que possam surgir outros robôs de conversação e outros chat-bots para diferentes  propósitos associados à educação a distância.

“É um evento bacana, que conta com a participação de pessoas de todo o Brasil. Nós criamos a Dorinha para responder a uma demanda da Instituição que surgiu com a instalação do ensino remoto emergencial, no período da pandemia. Muita gente acabou indo para a EaD, causando uma sobrecarga na equipe de suporte. A ideia surgiu a partir disso, para tentar diminuir essa sobrecarga de trabalho”, explicou o coordenador do projeto.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Sead, por meio do projeto de extensão "Suporte a cursos de extensão a distância - Sead e Proex", coordenado pela Profa. Raissa Paulino; e do projeto de pesquisa "Robôs de conversação e a promoção da doação voluntária e regular de sangue", coordenado pelo Prof. Paulo. O projeto também contou com a colaboração do técnico de laboratório da Sead, Glauber Silva Coutinho, e os estagiários Ruben Gabriel Fontes da Silva, João Vítor Corrêa Soares e Samisses Ramalho Santos

A outra palestrante é a Profa. Elizabet Maria Spohr de Medeiros, do Centro de Informática (CI), que se apresentará amanhã (27), das 15h às 16h, abordando o tema "E-book: como elaborar material instrucional para cursos EAD da Progep [Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas] da UFPB". A docente do CI vai falar sobre o e-book produzido por ela e equipe, buscando suprir uma demanda da Divisão de Capacitação da UFPB.

“Participar do MoodleMoot, que é um evento internacional, é uma realização profissional e uma oportunidade de divulgar os trabalhos da UFPB voltados para a educação a distância, ajudando a construir soluções para a área", afirmou a Profa. Elizabet.

O e-book contou com a supervisão, colaboração e revisão de Márcia Sandra Meireles de Melo e Renata Batista Benedito, funcionárias da Progep.

As palestras serão transmitidas pelo canal MoodleMoot Brasil no YouTube. A programação completa do evento está disponível no site do evento.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins