Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores da UFPB participam de evento na Itália em favor da paz na Europa

Professores da UFPB participam de evento na Itália em favor da paz na Europa

publicado: 09/05/2022 10h38, última modificação: 09/05/2022 12h43
Concerto na Universidade de Pisa tratará do Diálogo entre Música e Paz

Foto: Divulgação

No próximo dia 26 de maio, no Palazzo della Sapienza (foto), prédio histórico que abriga a faculdade de direito da Universidade de Pisa, Itália, os Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Felipe Aquino (Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA) e Marcílio Franca (Departamento de Direito Público do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ) serão os protagonistas do evento “Un Violoncello per la Pace”, promovido pelo Centro Interdisciplinare di Scienze per la Pace dell'Università di Pisa.

A convite da universidade italiana, o Prof. Felipe Aquino realizará um concerto de violoncelo, tocando peças de compositores da Espanha, Brasil e Hungria, e o Prof. Marcílio Franca, que é Professor Visitante da Universidade de Pisa, fará uma conferência sobre o poder da música para a paz, tratando, entre outros temas, de sua experiência como ex-consultor jurídico da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas - ONU em Timor Leste. O evento faz parte das iniciativas acadêmicas da Universidade de Pisa em favor da paz na Europa.

Fundada em 1343, a Universidade de Pisa, localizada na região da Toscana, é uma das mais renomadas instituições acadêmicas europeias. O físico Galileu Galilei foi estudante e professor na universidade. O prestigioso Centro Interdisciplinare di Scienze per la Pace foi criado em 1998 e promove, conduz e coordena estudos e pesquisas interdisciplinares relacionados com a questão da paz e gestão de conflitos.

Segundo explicou o Prof. Felipe Aquino, “no auge da Segunda Guerra Mundial, o violoncelista catalão Pablo Casals destacou-se eloquentemente nos protestos contra todos os tipos de guerra e regimes opressores. Desde então, a imagem do violoncelo e seu som semelhante à voz humana têm sido associados ao apelo pela paz mundial. Não por acaso, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1958, recebeu a Medalha da Paz das Nações Unidas e até compôs um Hino às Nações Unidas, em 1971”.

Já o Prof. Marcílio Franca mencionou que, “apesar de estar presente no cenário da guerra, com hinos e canções que animam as tropas e amedrontam os inimigos, a música também exerce um papel central nos processos de peacemaking, peacekeeping, peacebuilding e peace enforcement, já que reforça os laços de solidariedade, cura feridas de guerra e ensina a escutar”.

O Prof. Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil e nos Estados Unidos, onde viveu por seis anos. Desenvolveu papéis musicais intensos e diversificados, buscando conexões entre a música e outras formas de expressão artística como artes plásticas, balé, literatura e filosofia. Possui mestrado pela Louisiana State University e doutorado pela Eastman School of Music, em Nova York. Já se apresentou em todo o Brasil, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Itália e Argentina. Como pesquisador de música, publicou três artigos na The Strad Magazine (Londres) e outros artigos em revistas de música como Revista Opus, PerMusi e Musica Hodie. Além disso, é coordenador local da parceria acadêmica entre a UFPB e a Universidade de Örebro – apoiada pelo governo sueco – e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Câmara anual da UFPB. O concerto de Pisa é parte de uma tournée europeia, que acontecerá também na Alemanha e na Suécia.

Além de docente do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, o Prof. Marcílio Franca é, desde abril, professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Pisa. Anteriormente, foi Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Turim. É Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, com pós-doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. É um dos principais nomes do direito da arte na América Latina e, atualmente, é árbitro do Tribunal do Mercosul (Assunção), da Corte de Arbitragem para a Arte (Roterdã) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Genebra). Foi Assessor Jurídico Sênior da Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Timor-Leste.

Esse não é o primeiro evento em que os dois professores atuam juntos. No passado, o Prof. Felipe Aquino e o Prof. Marcílio Franca já participaram de seminários sobre a interpretação, o silêncio e o improviso na música e no direito.

Un Violoncello per la Pace

Felipe Avellar de Aquino - violoncelista brasileiro

[com uma intervenção do Prof. Marcilio Toscano Franca Filho

Professor Visitante da Universidade de Pisa]

Quinta-feira, 26 de maio de 2022, Palazzo della Sapienza, Pisa

Opere di Gaspar Cassadó (Spagna), Clóvis Pereira (Brasile) e Zoltán Kodály (Ungheria).

Cello Solo Recital

A Cello for Peace

Works by Gaspar Cassadó (Spain), Clóvis Pereira (Brazil), and Zoltán Kodály (Hungary).

Gaspar Cassadó (1897-1966) – Suite for cello solo (1926)

- Preludio-Fantasia

- Sardana (Danza)

- Intermesso and Danza Finale