Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB são premiados em evento da USP por apresentarem melhor trabalho em Auditoria e Perícia
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB são premiados em evento da USP por apresentarem melhor trabalho em Auditoria e Perícia

publicado: 02/08/2022 10h54, última modificação: 03/08/2022 16h09
No estudo, foi desenvolvido um programa para detecção facial baseado em machine learning

Foto: Divulgação

O 22º USP International Conference in Accounting, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de julho, elegeu o trabalho realizado por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como o melhor da área temática de Auditoria e Perícia, da sessão paralela, realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 

O estudo premiado é intitulado "Primeiras Impressões: análise da confiabilidade facial dos executivos a partir da percepção dos auditores independentes", de autoria de Kalina Kely Miranda Leite e Patrícia Pereira Castro (alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPB); Wenner Glaucio Lopes Lucena, professor do Departamento de Finanças e Contabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB); e Ana Carla de Carvalho Correia, professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

De acordo com o professor Wenner Glaucio Lopes Lucena, do Departamento de Finanças e Contabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB), o estudo teve por objetivo analisar o impacto da percepção de confiabilidade facial dos executivos no valor estabelecido dos honorários de auditoria independente no Brasil, baseando-se na literatura da psicologia e da neurociência que sugere que as pessoas podem julgar a aparência dos indivíduos e rapidamente desenvolver percepções de confiabilidade facial.

"Para tanto, foi desenvolvido um programa para detecção facial baseado em machine learning para reconhecer os 68 pontos de referências (landmarks) calculando-se um conjunto de medidas de confiabilidade facial para verificar a aparência facial, o gênero facial (feminino ou masculino) e a expressão facial (alegria, raiva, tristeza e neutra). Os principais resultados encontrados sugerem que os auditores tendem a considerar parcialmente a confiabilidade facial dos executivos em seus preços de auditoria, mais especificamente o gênero facial e a expressão facial", esclarece o docente.

Ele referenda que o PPGCC UFPB de Ciências Contábeis vem recebendo papel de destaque no cenário nacional com a sua equipe de professores e discentes. “Estamos a cada ano consolidando nosso programa de pós-graduação e elevando o nome da UFPB, esse é o nosso trabalho”, completou Prof. Wenner.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Foto: Divulgação