Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Progep abre 150 vagas em cursos online para servidores

Progep abre 150 vagas em cursos online para servidores

publicado: 30/03/2021 14h52, última modificação: 30/03/2021 14h52
Inscrições ocorrem em abril, pelo Sigrh

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer dois novos cursos de capacitação para servidores, no formato remoto. Serão disponibilizadas 150 vagas, sendo uma formação aberta a todos os servidores (professores e técnicos administrativos) e outra específica para docentes. As inscrições serão realizadas neste mês de abril, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh) e os cursos ocorrerão entre abril e maio.

O curso “Biossegurança e a Covid-19: riscos e medidas para boas práticas na UFPB”, aberto a todos os servidores, oferecerá 100 vagas. Os interessados deverão se inscrever no período de 6 a 8 de abril. Com 60 horas de carga horária, a capacitação ocorrerá de 12 de abril a 9 de maiopelo Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Já na turma do curso “Uso de metodologias colaborativas de aprendizagem no ensino remoto” – a primeira turma está em andamento –, serão ofertadas 50 vagas. As inscrições para a capacitação, que te carga horária de 20 horasserão realizadas de 6 a 9 de abrilO conteúdo será ministrado de 15 de abril a 6 de maio, pelo Moodle, com encontros síncronos via Zoom.

De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) da Progep, Clarissa de Sá, outros seis cursos deverão ocorrer ainda neste semestre, sendo três na área de qualidade de vida - “Educação emocional em tempos de isolamento social”, “Nutrição em tempos de pandemia” e “Biodanza”. Como os cursos nessa área são bastante procurados pelos servidores, as vagas costumam esgotar rapidamente. Eles serão realizados por meio de encontros síncronos e deverão oferecer pelo menos 80 vagas, no total.

Outro curso previsto é o Aplicativos para sala de aula”, que deve oferecer uma média de 60 vagas, destinadas exclusivamente a docentes. Além das quatro capacitações já citadas, também estão sendo planejados os cursos “Biossegurança voltada para gestão de laboratório” (ainda sem vagas definidas) e o “Gestão Patrimonial – logística e operacionalização do inventário na unidade gestora” (com 100 vagas), para servidores que atuam nas referidas atividades dentro da Universidade.

A diretora Clarissa de Sá explicou que todos os cursos oferecidos pela Pró-reitoria fazem parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) da Universidade e contam para a progressão por capacitação, no caso dos técnicos administrativos. Este plano abrange, inclusive, afastamentos para pós-graduação stricto sensu e licenças-capacitação de docentes e técnicos.

As informações sobre os cursos com inscrições abertas também podem ser acessadas na página da Progepalém do Sigrh. Mais informações com a Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP/Progep), pelo e-mail decp@progep.ufpb.br

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins