Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de educação tutorial do curso de Física da UFPB abre nove vagas

Programa de educação tutorial do curso de Física da UFPB abre nove vagas

publicado: 10/11/2021 11h51, última modificação: 10/11/2021 15h50
As inscrições para o processo seletivo vão até sexta-feira (12)

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, está com nove vagas abertas, três para estudantes bolsistas e seis para voluntários.

De acordo com o edital do processo seletivo, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até a próxima sexta-feira (12), exclusivamente por meio do preenchimento e do envio de formulário online, com a documentação exigida em anexo.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura ou de Bacharelado em Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB e ter pelo menos mais dois anos de curso.

É preciso também apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior ou igual a 6,0 e ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa.

Estudantes que fizeram vestibular novamente para renovar o histórico do curso não poderão participar da seleção. Para se inscrever, também não pode integrar, como bolsista ou voluntário, qualquer outro tipo de programa acadêmico da UFPB ou possuir vínculo empregatício.

A seleção dos candidatos será executada por uma comissão formada pelo tutor do programa, o professor Charlie Salvador Gonçalves, e por quatro estudantes bolsistas. Essa seleção constará de duas etapas: nota na disciplina Física Geral 1 (FG1) e redação dissertativa (fase 1) e entrevista e dinâmica de grupo (fase 2).

Serão selecionados os nove primeiros colocados, os três primeiros como bolsistas e os seis restantes como voluntários. O prazo de validade da seleção será de seis meses, contado a partir da data de publicação do resultado final, podendo, a critério do tutor, ser prorrogado por igual período.

O estudante bolsista do programa recebe mensalmente uma bolsa de R$ 400, financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mediante repasse do Ministério da Educação. A renovação da bolsa é condicionada ao resultado de uma avaliação anual.

O Programa de Educação Tutorial (PET) conta com cerca de 842 grupos de diferentes áreas, distribuídos em 121 Instituições de Ensino Superior no país. Esses grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar são orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Eles têm o intuito de desenvolver atividades que contribuam para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes e para uma atuação profissional caracterizada pela ética. Dúvidas sobre a seleção podem ser consultadas através do e-mail petfisica@fisica.ufpb.br.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins