Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Internacionalização da UFPB é renovado pela Capes
conteúdo

Notícias

Programa de Internacionalização da UFPB é renovado pela Capes

publicado: 10/02/2022 13h44, última modificação: 10/02/2022 13h44
Objetivo é fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das IES

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovada na avaliação intermediária do Edital Nº 41/2017, realizada em janeiro, referente ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). O resultado foi publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última segunda-feira (7), no Diário Oficial da União.

Lançado em 2017, o PrInt busca fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) atendidas. Na UFPB, o Capes PrInt abrange diferentes projetos desenvolvidos em torno de eixos temáticos como tecnologia, saúde, educação, linguagens, políticas públicas, biodiversidade e sustentabilidade.

Entre os dias 24 e 27 de janeiro, um Comitê de especialistas foi designado para a avaliação intermediária e analisou a documentação apresentada pelas 36 instituições de ensino superior e pesquisa que integram o programa. Em março, será realizado um seminário para discussão, com as instituições participantes, sobre os resultados e as perspectivas futuras do programa de internacionalização.

A avaliação teve como base o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema no qual as instituições informam os dados referentes ao período já executado de seus projetos. Nesse processo, foram analisados três módulos: o compromisso institucional, as parcerias e redes de pesquisa e o relatório consolidado, com os aspectos mais relevantes de cada tema estratégico utilizado pelas IES.

Dentro das atividades de internacionalização realizadas pela UFPB, destacam-se bolsas de estudo, alunos em cotutela, intercâmbios, convênios, missões acadêmicas, redes de pesquisas, cursos e eventos científicos, além de outros projetos com caráter de cooperação internacional.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Perazzo, cerca de 30 países estão incluídos na cobertura do Capes PrInt na UFPB, com participação de 35 programas de pós-graduação. Ele destacou a importância que o Capes PrInt tem para os programas de pós-graduação da Universidade.

“A renovação é de grande valia para a UFPB. Nós tivemos vários resultados satisfatórios dentro do programa, a exemplo das 24 bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e bolsas de Professor Visitante no Exterior (PVE), em que vários pesquisadores tiveram a oportunidade de realizar estágios de curta duração em instituições internacionais,” explicou o Pró-Reitor.

O Prof. Fernando Perazzo comentou que, com o programa, a UFPB também foi agraciada com o intercâmbio de novos pesquisadores estrangeiros participando de bancas de defesa, projetos de pesquisa e seminários.

“Isso mostra o potencial que a nossa Universidade tem para o mundo. Com a renovação, esperamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela nossa Instituição e obter, cada vez mais, os melhores resultados”, afirmou o Pró-Reitor, ao agradecer à Capes por entender o compromisso da UFPB com o Programa de Internacionalização. Ele parabenizou os membros do Comitê Gestor do Capes PrInt, os discentes participantes, pesquisadores e coordenadores dos temas e projetos.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto:  Angélica Gouveia