Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Mestrado em Gerontologia da UFPB aborda dificuldades enfrentadas por idosos paliativos

publicado: 30/04/2021 10h31, última modificação: 30/04/2021 10h35
Conferência tem como palestrante docente da USP

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba (PMPG/UFPB) realiza, nesta sexta-feira (30), a conferência “Como os idosos paliativos enfrentam o processo de morrer”, com Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). A conferência acontece das 10h às 12h, por meio do canal do YouTube.

O debate terá a participação do médico Daniel Felgueiras Rolo, Paliativista e Geriatra da Equipe de Cuidados do Hospital de Polícia Militar General Édson Ramalho (HPMGER) e do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena  (HETSHL) de João Pessoa. Na mediação dos trabalhos, está o Prof. Ronaldo Bezerra de Queiroz, do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB. Essa atividade mensal faz parte do Ciclo de Conferências Internacionais do PMPG.

O Prof. Ronaldo Bezerra de Queiroz destacou a relevância do tema abordado na palestra para amenizar as dificuldades enfrentadas pela maioria desses idosos. “Os idosos em cuidados paliativos têm que ter consciência do que estão enfrentando porque isso vai deixá-los com uma qualidade de vida melhor, ele vai ter um poder de decisão nesse momento final da vida e isso tem como consequência uma morte mais tranquila. Fica difícil falarmos sobre morte mas, quando se é idoso, morre-se feliz”, ponderou o Prof. Ronaldo Bezerra.

Criado em 2016, o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia dispõe de 13 professores doutores e cinco professores pós-doc. Atualmente, tem 45 alunos (mestrandos). O PMPG está vinculado ao Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE) da UFPB que foi o proponente da sua criação.

Reportagem: Ascom com informação da ACS do IPE/UFPB
Foto: Angélica Gouveia