Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB oferta 20 vagas

Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB oferta 20 vagas

publicado: 22/12/2022 18h05, última modificação: 04/01/2023 17h41
As inscrições serão entre os dias 06 e 15 de fevereiro de 2023

Foto: Angélica Gouveia

O programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) da Universidade Federal da Paraíba publicou Chamada Pública para ingresso de novos estudantes na turma 2023. O programa oferece 20 vagas no curso de mestrado, das quais 16 são para ampla concorrência e 04 são direcionadas a políticas afirmativas.

De acordo com o documento o período de inscrições estará aberto entre os dias 06 e 15 de fevereiro de 2023. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa). Os candidatos devem preparar-se com antecedência pois no momento da inscrição será necessário realizar o envio da proposta de pesquisa especificando a área de interesse e demonstrando aderência à área de concentração do curso, conforme modelo apresentado no anexo III do edital.

Podem inscrever-se profissionais de saúde e outros profissionais de áreas afins, com graduação universitária e interessados em atuar no campo do envelhecimento.

Dentre a documentação necessária para a inscrição estão incluídas o curriculum vitae obtido na Plataforma Lattes, com documentação comprobatória; diploma de graduação, declaração do serviço indicando a função exercida/desempenhada pelo candidato no seu ambiente laboral e concordando em permitir que curse o PMPG pelo prazo de 24 meses, comprovante de proficiência em língua estrangeira; autodeclaração para pretos, pardos e indígenas; laudo médico para pessoas com deficiência, entre outros.

Para finalizar a inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85,93. Para isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato pode solicitar o parecer social emitido pela Pró-reitoria de assistência e promoção ao estudante (Prape) da UFPB, conforme orienta a Chamada Pública.

O Programa de Pós-Graduação Gerontologia é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE-UFPB). A proposta procura atender às necessidades de atendimento à pessoa idosa no contexto dos serviços de saúde, no município de João Pessoa/Paraíba, considerando ser a terceira maior cidade brasileira em número de idosos.

O egresso desse curso terá competência para participar ativamente das transformações no perfil epidemiológico da saúde, político e econômico, em processo de transição, bem como para prevenir os agravos e promover o envelhecimento saudável, ativo e significativo. Nesse sentido, procura valorizar a integração do conhecimento à prática a partir das parcerias com instituições de ensino, serviços e comunidade viabilizada ao longo do curso.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 06 de abril de 2023.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins