Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa MAI/DAI lança edital para concessão de 8 bolsas na UFPB

Programa MAI/DAI lança edital para concessão de 8 bolsas na UFPB

publicado: 24/05/2023 17h39, última modificação: 24/05/2023 17h39
Alunos de mestrado e doutorado de 5 programas de pós-graduação podem se inscrever até 31 de maio

Foto: DilokaStudio/Freepik

Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições do processo seletivo do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para o período letivo 2023.2, estão sendo oferecidas cinco vagas de Mestrado e três de Doutorado, com bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os candidatos a uma vaga de mestrado devem apresentar diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira. Para as vagas de Doutorado, é preciso apresentar diploma de pós-graduação stricto sensu ou ata de defesa pública de mestrado ou doutorado de cursos realizados no Brasil, reconhecidos pela CAPES, ou no exterior, emitidos por IES estrangeira.

Para a concessão das oito bolsas, os programas de pós-graduação foram selecionados pelo CNPq segundo a demanda das empresas participantes do Programa MAI/DAI junto com a UFPB.

As três bolsas de doutorado foram destinadas a três projetos distintos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/PPGEM. Já as bolsas de mestrado foram distribuídas pelos programas de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais/PPCEM (1); Engenharia Elétrica/PPGEE (2); Energias Renováveis/PPGER (1), e Informática/PPGI (1).

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). Os candidatos devem preencher um formulário de inscrição online e anexar os documentos exigidos no edital do processo seletivo. O resultado da homologação das inscrições dos candidatos será divulgado no dia 5 de junho.

A seleção dos mestrandos e doutorandos ocorrerá por meio de Avaliação Curricular (1ª fase) e da Apresentação e arguição do projeto de pesquisa (2ª fase). Mais informações sobre as regras de participação e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFPB).

Texto: Milena Dantas
Edição: Aline Lins