Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programas de pós-graduação da UFPB com nível de excelência são contemplados com financiamento da Fapesq

publicado: 21/12/2022 13h27, última modificação: 21/12/2022 13h27
Foram selecionados 8 projetos da UFPB em um total de 11 contemplados

Foto: Oriel Farias

Oito projetos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram aprovados na seleção do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do Estado da Paraíba (Pronex), realizada por meio do edital nº 18/2022 divulgado pela  Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Ao todo, onze projetos foram aprovados, conforme o resultado final do edital nº 18/2022.

O Pronex é uma chamada voltada exclusivamente para os programas de pós-graduação com conceito 7, 6 ou 5 na avaliação da CAPES, sendo um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio de apoio continuado a grupos de alta competência, que tenham liderança e papel nucleador no setor de sua atuação.

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do campus de Areia, foi o primeiro colocado no resultado final da seleção, com o projeto “Adaptabilidade e nutrigenômica na produção sustentável de pequenos ruminantes frente às mudanças climáticas”, apresentado pelo professor Ariosvaldo Nunes de Medeiros.

A segunda maior nota (88,5) na seleção realizada pela Fapesq também foi para uma iniciativa da UFPB. Coordenado pelo docente José Maria Barbosa, o projeto “Bioprospecção de sistemas nanotecnológicos com atividade antitumoral” é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos  (PgPNSB), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de João Pessoa.

O programa de pós-graduação está sendo financiado pela terceira vez no Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. O PgPNSB já foi considerado núcleo de excelência em 1998 e em 2008. Nesta edição, a pesquisa proposta, que será desenvolvida em 36 meses, receberá da Fapesq um financiamento no valor de R$ 300 mil. O grupo coordenado pelo Prof. José Maria Barbosa inclui pesquisadores da UFPB, UEPB, UFRN e da UFPE.

Nosso programa de Pós-graduação completou em 2022 quarenta e quatro anos e já formou quase mil mestres e doutores espalhados por todo o Brasil. O Pronex ocorre de 10 em 10 anos, o primeiro foi em 1998, o segundo em 2008. Concorremos nos dois e fomos aprovados. E agora é para nós uma notícia maravilhosa saber que estamos entre os aprovados neste ano de 2022”, disse o pesquisador José Maria Barbosa.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), teve o projeto “Biodiversidade da Paraíba: Status, Ameaças e Oportunidades” selecionado. Um grupo formado por mais de 50 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e estrangeiras, agora compõem o Núcleo de Excelência em Biodiversidade da Paraíba. As atividades do Núcleo funcionarão em sintonia com o Laboratório Misto Internacional IDEAL – artificial Intelligence, Data analytics and Earth observation Applied to SustAinability Lab, coordenado pelo Prof. Rafael L. G. Raimundo, do Campus IV da UFPB e Laure Berti-Equille, do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

O professor Alexandre Vasconcellos explica que o núcleo buscará construir um grande banco de dados sobre a ocorrência e distribuição das espécies pelos mais de 56 mil km² da Paraíba, abrangendo os mais variados ecossistemas do Estado, tanto aquáticos como terrestres, incluindo zonas marinhas, ambientes continentais de água doce, mata atlântica, manguezais, tabuleiros, restingas, brejos de altitude e caatinga.

O banco de dados construído será organizado conforme um plano de gestão de dados próprio e depositados em um repositório Dataverse, tornando os dados encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. A estruturação do repositório e o desenvolvimento do plano de gestão de dados já está em curso via projeto DATAPB, também financiado pela Fapesq.

“O diagnóstico da biodiversidade será um marco para a Paraíba e poderá ser utilizado em processos de gestão e tomadas de decisão pelos agentes públicos, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Os dados poderão ser amplamente entrelaçados com os parâmetros sociais, econômicos e tecnológicos na busca de uma equalização entre segurança social, prosperidade econômica e a manutenção da “saúde” dos ecossistemas para as próximas gerações”, disse Vasconcellos.

Também foram selecionados projetos da UFPB dos Programas de Pós-graduação em Química e Ciência e Saúde Animal. O aporte de recursos financeiros a este edital será no valor global de até R$ 4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

Clique aqui e confira a lista contendo todos os projetos selecionados pelo Pronex 2022.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins