Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto antimanicomial da UFPB recebe prêmio Elo Cidadão

Projeto antimanicomial da UFPB recebe prêmio Elo Cidadão

Ação criada em 2012 já beneficiou cerca de 400 pessoas que estavam em situação de sofrimento mental
publicado: 10/01/2020 19h02, última modificação: 10/01/2020 19h02
Em 2019, projeto desinternou sete mulheres do manicômio judicial. Crédito: Angélica Gouveia

A luta antimanicomial e a defesa dos direitos humanos na Paraíba é tema de um dos 40 melhores projetos sociais premiados com o Elo Cidadão 2019, destinado às ações mais exitosas. O projeto de extensão do Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba (LouCid/UFPB) realiza atividades de assessoria jurídica através da frente “Loucas por Direitos”, combatendo a violação de direitos de pessoas em situação de sofrimento mental e em conflito com a lei.

Graças ao projeto, em 2019 sete mulheres foram desinternadas do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM) e voltaram para seus municípios de origem. “A loucura pode ser tratada em liberdade”, defende a professora coordenadora do projeto “Caminhos da liberdade: luta antimanicomial e defesa dos direitos humanos na Paraíba”, Ludmila Cerqueira Correia, professora do curso de Direito (DCJ/CCJ/UFPB).

O Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania foi criado em 2012, no curso de Direito da UFPB. Ela calcula que, desde sua criação, cerca de 400 pessoas, entre homens e mulheres, tenham sido atendidas pelo grupo.

No caso das mulheres que conseguiram ser desinternadas do manicômio judiciário, Ludmila explica que o projeto identificou a falta de acesso delas à justiça, que elas não tinham informação sobre seus processos, não participavam de audiências, além de grave violação de direitos humanos.

“E a gente, enquanto projeto, acabou servindo como uma ponte entre essas mulheres, que nunca eram escutadas pelo sistema de justiça, nem pelo Judiciário, nem Defensoria Pública, nem pela polícia, e a gente conseguiu fazer a escuta delas, o acompanhamento para que sua voz fosse escutada também no processo e isso ajudasse não só no cuidado em saúde mental, mas no cuidado em liberdade, fora do manicômio”, explicou Ludmila.

A professora conta que há muitas pessoas acometidas de sofrimento mental que não conseguem acessar seus direitos. Isso fez com que o grupo pensasse na possibilidade de atuar para contribuir para a promoção desses direitos.

As atividades desenvolvidas pelo LouCid/UFPB são pautadas na identificação do projeto enquanto parceiro da luta antimanicomial, visando contribuir com o empoderamento, o acesso ao direito e à justiça e a ampliação da cidadania das pessoas em sofrimento mental, fazendo a ponte entre essas pessoas e os órgãos do sistema de justiça da Paraíba.

A frente de atuação “Loucas por Direitos” é composta por profissionais da área da Psicologia, do Serviço Social e do Direito, bem como por duas estudantes do curso de Direito, extensionistas do grupo.

Em outras frentes, entre as bandeiras do grupo também está a luta pelo passe livre para pessoas com transtornos mentais e a ampliação da sua representação política.

“Ter duas associações formadas por pessoas que pensam o sofrimento mental em instâncias do poder público é um ganho, porque o espaço público muitas vezes não é permeado pela participação popular, e o projeto também conseguiu fazer isso”, disse a professora Ludmila Correia. As duas entidades são Associação Paraibana de Amigos e Familiares e Usuários da Saúde Mental e a Associação Movimento Popular dos Moradores de Rua de João Pessoa.

Ludmila defende a criação de uma política pública na Paraíba voltada à atenção integral de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei. “Enquanto houver um manicômio judiciário, juízes e promotores vão encaminhar as pessoas para lá”, asseverou.

Os projetos premiados com o Elo Cidadão 2019 foram selecionados entre 847 iniciativas que geraram 1.357 trabalhos apresentados no Encontro de Extensão (Enex), nos quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ascom/UFPB