Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB abre inscrições para desenvolvimento gratuito de softwares para startups e pequenos empreendedores

publicado: 24/02/2023 16h30, última modificação: 24/02/2023 16h30
Inscrições até 1º de março

Foto: Freepik

O projeto de extensão “Oficina de startups: Incentivando o empreendedorismo acadêmico para a criação de MVPs de startups de software”, do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai selecionar empreendedores ou startups que tenham ideias de software, para prestar apoio com a criação, desenvolvimento e validação da ideia de forma gratuita.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, por meio de formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/pZAJ6hgxThkFRSdk6. No formulário de inscrição são solicitadas informações como dados pessoais de quem faz a submissão, além de uma descrição simples e objetiva da ideia de produto que deseja desenvolver em formato de software.

Serão selecionadas as melhores ideias para implementação de softwares apresentadas por autores ou empresas. O período de implementação dos software será de 3 meses e ao final os softwares serão entregues ao cliente gratuitamente. Conforme explica a coordenadora do projeto, professora Adriana Damasceno, o objetivo do projeto é ajudar no desenvolvimento da carreira de pequenos empreendedores ou startups.

“O importante é ser uma boa ideia escalonável, com visão de mercado. O objetivo é poder realmente ajudar, haja vista que na maioria das vezes os pequenos empreendedores não têm recursos financeiros para desenvolver as ideias de software, e têm que passar por editais de fomento. Queremos dar essa oportunidade de poder ter essa ideia realmente desenvolvida e poder validar no mercado”, disse a docente.

As melhores ideias serão selecionadas pelo grupo, que entrará em contato pelo telefone. Na seleção serão avaliados requisitos como clareza da ideia e disponibilidade do propositor em participar de reuniões para coleta de requisitos, desenvolvimento e aprovação das versões do software. De acordo com Adriana Damasceno o foco será em softwares web.

Os softwares serão desenvolvidos por alunos de graduação da área da computação da UFPB que já atuaram como tutores do projeto Oficina Startups de Software.

O projeto de extensão Oficina de Startups acontece desde 2019, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na Paraíba. Ele conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPB, por meio do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) e da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB).

“Como em todo projeto de extensão da UFPB, o que a gente busca é fazer alguma diferença na comunidade. Assim, escolhemos o público de startups e pequenos empreendedores para ajudar na caminhada deles e oferecer mais condições para que eles possam melhorar os negócios”, afirmou Adriana Damasceno. Mais informações podem ser acessadas no perfil de Instagram @estruturenegocios.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Freepik