Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB abre vagas para procedimento de bichectomia
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB abre vagas para procedimento de bichectomia

publicado: 01/03/2023 12h38, última modificação: 01/03/2023 12h38
Cirurgia é gratuita e oferece benefícios estéticos e funcionais

professores Tânia Lemos e Danilo Batista realizam bichectomia em paciente na UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com vagas abertas para realização do procedimento cirúrgico de bichectomia. A cirurgia, que consiste na remoção de tecido adiposo das bochechas, é realizada gratuitamente na instituição, por meio do projeto de extensão Aplicação da bichectomia como recurso cirúrgico no contexto da harmonização orofacial, desenvolvido no Departamento de Clínica e Odontologia Social Centro de Ciências da Saúde (DCOS/CCS). Os atendimentos seguem até o final do semestre letivo 2022.2. 

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Tânia Lemos, qualquer pessoa pode se candidatar a uma avaliação profissional no CCS, que vai apontar a indicação da bichectomia. A docente, que é a cirurgiã bucomaxilofacial e harmonizadora orofacial responsável por realizar o procedimento na UFPB, junto com o também professor e cirurgião Danilo Batista, explicou que existe um cuidado de operar somente casos de indicação, quando há benefícios estéticos e funcionais, de forma ética e oferecendo segurança para os pacientes. 

“Vemos que se popularizou o desejo de ter um rosto mais fino, então as pessoas correram atrás desse efeito sem se importarem se tinham ou não indicação”, ressaltou a docente. Segundo ela, com essa “febre” do uso da técnica de harmonização facial – estimulada por propagandas enganosas nas redes sociais –, a procura pela bichectomia pelos resultados estéticos tem sido grande, principalmente por mulheres jovens. 

“Nem sempre o paciente vai obter aquilo que ele quer. Ele vem com essa expectativa de resultado, mas temos de conscientizá-lo, de falar das limitações do procedimento”, acrescentou Tânia. No entanto, ela afirmou que também há procura do serviço por pessoas que têm o hábito de morder as bochechas, que são volumosas por dentro.  “Neste caso, buscamos alargar o corredor bucal, que é o espaço que fica entre os dentes e as bochechas. Mas, às vezes, a correção deste problema tem que ser com aparelho ortodôntico e não com procedimento cirúrgico”, pontuou

Segundo a cirurgiã, o procedimento de bichectomia, oferecido de forma gratuita por meio do projeto de extensão da UFPB, beneficia a população, já que não é ofertado na rede pública de saúde e é um serviço caro na rede privada.  No ano de 2022, primeiro ano da realização do procedimento na universidade, foram realizadas 10 cirurgias, quase todas para o público externo à instituição. 

Quem tiver interesse em se submeter ao procedimento de bichectomia pode agendar atendimento na UFPB por meio de mensagem direta pelo Instagram do projeto. Estes pacientes passam por uma triagem, realizada por alunos extensionistas do projeto, para agendar a avaliação e, em caso de indicação cirúrgica, a realização do exame pré-operatório. A bichectomia é realizada na Clínica de Cirurgia Bucomaxilofacial II (no Bloco Péricles Gouveia, edifício conhecido como “Elefante Branco”), localizada no CCS, no campus de João Pessoa.

***
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Departamento de Clínica e Odontologia Social