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Projeto da UFPB capacita cuidadores de estudantes com deficiência

Capacitação orienta profissionais para auxiliar atividades de alimentação, higiene e locomoção
publicado: 24/08/2020 18h55, última modificação: 24/08/2020 18h55
Equipe do projeto da UFPB, coordenada pela servidora técnica-administrativa em assuntos educacionais Kalina Oliveira e pela professora Márcia Paiva, tem o objetivo de tornar as escolas públicas de Educação Básica mais inclusivas, através de debates em lives no Instagram. Foto: Kalina Oliveira

Equipe do projeto da UFPB, coordenada pela servidora técnica-administrativa em assuntos educacionais Kalina Oliveira e pela professora Márcia Paiva, tem o objetivo de tornar as escolas públicas de Educação Básica mais inclusivas, através de debates em lives no Instagram. Foto: Kalina Oliveira

O projeto “Capacitando Cuidadores para Escolas Inclusivas” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) capacita profissionais de apoio escolar da rede pública de ensino para atuarem no processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Básica. 

A ação é coordenada pela servidora técnica-administrativa em assuntos educacionais da UFPB, Kalina Oliveira, e a professora Márcia Paiva. Também conta com suporte de estudantes e pesquisadoras do Departamento de Educação da UFPB. 

De acordo com Kalina Oliveira, o projeto surgiu a partir da inquietação das pesquisadoras para que as escolas promovam oportunidades de ensino e melhorias na aprendizagem de estudantes com deficiência. 

“Dentro do contexto educacional, é urgente um olhar mais humanizado para profissionais que, por vezes, passam despercebidos, os cuidadores escolares. O objetivo principal do projeto é capacitá-los para auxiliar nas atividades de alimentação, higiene, locomoção e distintas ações escolares”, explica Kalina. 

Para a técnica-administrativa da UFPB, a construção de uma escola voltada a todas as vivências é uma prerrogativa das políticas educacionais atuais. Por meio delas, devem ser possibilitadas não só condições para o acesso, mas também a permanência no sistema educacional. 

“Aprendentes com deficiência necessitam de igualdade de condições para acesso e permanência no ambiente escolar. Além de serem verdadeiramente incluídos, e não apenas inseridos nos espaços escolares”, destaca Kalina. 

A proposta da UFPB pretende preencher lacunas nas escolas de Educação Básica. As pesquisadoras constataram a necessidade de qualificação abrangente e direcionada para cuidadores escolares. 

Os profissionais devem obter capacitação para auxiliar nos processos de inclusão de distintos públicos e, dessa forma, colaborar efetivamente com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência. 

“Pretende-se que as escolas públicas saiam ganhando qualitativamente com este tipo de experiência extensionista da UFPB. A instituição colaborará na mudança de contextos reais no âmbito das práticas inclusivas”, enfatiza a servidora. 

Como ação do projeto, na última quinta-feira (20), as pesquisadoras realizaram um bate-papo virtual sobre “O Cuidador Escolar e sua Implicação em uma Escola Inclusiva”. O evento reuniu mais de 100 participantes e pôde ser acompanhado pelo perfil do projeto no Instagram. 

“No debate, foi abordado o percurso histórico para a promoção de uma educação inclusiva. A figura do cuidador escolar para a construção de uma escola que defende a equidade de oportunidades. Destacamos os vínculos saudáveis e não saudáveis que o profissional de apoio escolar pode estabelecer no ambiente escolar”, reforça Kalina. 

O projeto da UFPB realiza, quinzenalmente, discussões ao vivo através do seu perfil no Instagram e pretende “socializar conhecimento e capacitar o maior número de cuidadores escolares e profissionais interessados em educação inclusiva”. 

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Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB