Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB capacita rendeiras do Cariri paraibano para exportação

Projeto da UFPB capacita rendeiras do Cariri paraibano para exportação

Cursos destacam valor cultural e qualificam divulgação por redes sociais digitais
publicado: 01/12/2020 02h13, última modificação: 01/12/2020 22h05
Projeto-piloto da UFPB visa melhorar geração de renda, condições de trabalho e perfil socioeconômico das rendeiras do Cariri paraibano. Foto: Marco Pimentel

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem reunido esforços para capacitar rendeiras do Cariri paraibano para exportação de seus produtos. A ideia é melhorar a geração de renda, condições de trabalho e perfil socioeconômico dessas mulheres que, em grande parte, além de serem artesãs, estilistas, desenhistas, lavadeiras e passadeiras, acumulam as funções de dona de casa e/ou de trabalhadora rural.

Uma das próximas ações nesse sentido ocorrerá nesta sexta-feira (4), quando será ofertado um curso on-line voltado para a moda e a arte paraibana, mais especificamente as rendas renascença, trabalho exclusivamente artesanal realizado no Cariri do estado, com trama executada a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada e executada com agulha comum, utilizando linha e lacê, fita de algodão que une as tramas.

O minicurso é uma parceria do projeto da UFPB, denominado de “Comércio exterior e oportunidades de trabalho no estado da Paraíba: noções básicas de exportação e importação”, com a Cobra Magazine, revista de moda e luxo.

A iniciativa acontecerá no âmbito da Lei Aldir Blanc na Paraíba, criada em junho deste ano, com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia da covid‐19

O curso de curta duração será ofertado por Itamar Dias, gestor de moda e aluno de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da UFPB. Na ocasião, haverá as participações de Regina Gomes, mestre em renda renascença, e de Márcia Paixão, do Departamento de Economia da UFPB e coordenadora do projeto, criado em 2017. As 100 vagas estão esgotadas, mas é possível se inscrever nesta lista de espera.

Outra ação de qualificação prevista é um curso de comunicação estratégica exclusivo para as rendeiras e artesãs do Cariri paraibano, assim como para familiares indicados por elas. O curso será ministrado pelo educomunicador Emerson dias e terá dez módulos. Ao todo, estão sendo oferecidas 99 vagas, pelo projeto portal de dados da extensão da UFPB.

“O objetivo desse curso de comunicação é auxiliar as rendeiras com a divulgação de seus trabalhos nas mídias digitais e aproximar os jovens do ofício, além de chamar ainda mais atenção deles para a necessidade de reconhecimento maior do valor cultural, econômico e social desse trabalho”, explica Márcia Paixão.

Segundo relatório da docente da UFPB, visitas técnicas no Cariri do estado ocorreram em 19 e 20 de novembro, a fim de conhecer as instalações e a localização de cinco associações de rendeiras e de apresentar o projeto-piloto da UFPB, em discussão e formulação com as próprias rendeiras desde 4 de setembro., por meio de reuniões on-line, via Google Meet. O projeto-piloto conta com o gerenciamento de Giuliano Giarletta, estudante do curso de Relação Públicas da UFPB.

No encontro, os integrantes do projeto da UFPB também levantaram informações mais detalhadas e precisas para melhor identificar as necessidades das rendeiras relacionadas à comercialização, foco principal da iniciativa. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer in loco aspectos da realidade social e econômica das rendeiras e de seus municípios.

As visitas foram a  convite  do  Governo  Estadual/Programa  de  Artesanato  Paraibano (PAP),  representado  pela coordenadora Marielza Rodriguez, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), por meio de Madalena Arruda, gerente regional. Acompanhe as atividades do projeto da UFPB através de seu perfil no Instagram e de sua página no Facebook.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB