Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB de aproveitamento do coco verde ganha prêmio de sustentabilidade

Iniciativa transforma a polpa, geralmente desperdiçada, em pudim, sorvete e moqueca
publicado: 07/11/2019 20h16, última modificação: 07/11/2019 20h55
Cerimônia ocorreu ontem (6), em Canela, no Rio Grande do Sul. Crédito: m&e

Projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de aproveitamento da polpa de coco verde ganhou o primeiro lugar da categoria “Menção Honrosa Academia” do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em cerimônia realizada ontem (6), na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul.

Selecionada entre 180 iniciativas, em três etapas e passando por um corpo de 11 jurados do Brasil e do exterior, foi a única iniciativa do Nordeste que foi contemplada.

“As ações envolvendo o aproveitamento do coco verde colocaram João Pessoa no mapa do turismo sustentável do Brasil e serão disponibilizadas na página do Ministério do Turismo”, adianta Ingrid Dantas, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Gastronomia.

O projeto vem sendo executado há três anos e desenvolve produtos utilizando o albúmen comestível do coco verde (polpa), que é amplamente desperdiçado na capital paraibana.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, receitas vêm sendo difundidas para qualificação profissional de pessoas usuárias das cozinhas comunitárias do município, como estratégia de geração de emprego e renda e combate à fome. Ao todo, foram desenvolvidos nove produtos de boa aceitação sensorial produzidos com o coco verde, entre eles pudim, sorvete e moqueca.

São aproximadamente 11 discentes envolvidos, mais as professoras Patrícia Pinheiro, Nádia Priscila e Estefânia Garcia, do Departamento de Gastronomia; a docente Maria Elieidy Gomes de Oliveira, do Departamento de Nutrição; e a professora Ana Luíza Mattos Braga, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, além dos servidores técnico-administrativos Alline Lima e José Marcelo Pereira.

Neste momento, a equipe de pesquisadores da UFPB está investindo tempo em pesquisa de possíveis produtos desenvolvidos com a polpa do coco verde que tenham potencial mais amplo de comercialização e sejam indicados para industrialização, de modo a viabilizar resultados significativos para a redução do desperdício.

Primeiro do mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi criado em 2012, pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

As categorias são avaliadas conforme os seguintes critérios: abordagem sistêmica em sustentabilidade; relevância para o negócio e o desenvolvimento local; inovação e abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade.

Ascom/UFPB